Pesquisar
Pesquisar

Manifesto: O Petróleo é nosso?

Revista Diálogos do Sul

Tradução:

dilma-e-os-leiloes-do-petroleoO que a privatização do petróleo tem a ver com o aumento das passagens? A resposta é dada em documento distribuído pelo Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro nas manifestações.

O que o petróleo tem a ver com as mega manifestações que tomaram conta do Brasil? O grande eixo que unifica os protestos é a luta contra os aumentos das tarifas dos ônibus. Os governantes informam que cerca de 20% do valor das passagens é relativa aos gastos com combustível. Além da redução das taxas de lucro exorbitantes dos empresários, com a estatização do transporte  público seria possível alcançar o passe-livre e tarifa zero tão almejada pelos atos que jáa colocaram centenas de pessoas nas ruas nas últimas semanas. Combinado o combate das relações promíscuas dos governos com as empresas de ônibus e uma orientação das gestões públicas para os interesses populares, o recurso do petróleo poderia ser uma importante fonte de financiamento da redução das tarifas.

As passagens de ônibus, metrô, trem e barcas poderiam ser subsidiadas pelo campo de Libra. O que é esse tal de Libra? É a maior descoberta de todos os tempos da Petrobras, um dos maiores campos petrolíferos do mundo. E, muito infelizmente, o governo Dilma vai colocá-lo em leilão no dia 22 de outubro. Vai entregá-lo a alguma multinacional do petróleo ou a um megaempresário da turma do Eike Batista. O leilão é a venda do bilhete premiado e é de fato uma privatização. A Petrobras nasceu pela vontade do povo nas ruas, sendo a campanha “O Petróleo é Nosso!” o maior movimento de massas do país.

O campo de Libra possui no mínimo 14 bilhões de barris de petróleo, segundo estudos da petroleira brasileira, que investiu muito dinheiro para descrobri-lo. Considerando o preço do barril de petróleo a U$100, o campo de Libra em petróleo bruto vale no mínimo US$1,4 trilhões. Além de subsidiar o transporte dos brasileiros, esse imenso campo pode financiar uma saúde e educação públicas de qualidade para nosso povo e ajudar a garantir a necessária transição da matriz energética para combustíveis e energias não poluentes. O campo de Libra vale 20 vezes a soma do atual orçamento da saúde e educação juntos. Ao invés de leiloar, a presidenta Dilma pode entregar ou devolver o campo de Libra à Petrobrás usando a Lei do pré-sal (12.351/2010) que permite esse mecanismo “visando à preservação do interesse nacional”.

Dessa forma, o Governo Federal, através da presidenta Dilma Rousseff, poderá se reposicionar, mostrando que está ao lado da juventude e do povo brasileiro e não das grandes empresas de ônibus e das multinacionais do petróleo. Esta na hora da presidenta dar as caras. Não existe silêncio possível diante de tamanha mobilização popular.

Chega da ditadura do pensamento único imposta pela grande mídia. Liberdade de expressão já!

Assine e promova o abaixo assinado: http://www.apn.org.br/download/abaixo-assinado_O-Petroleo-tem-que-ser-Nosso_21-07-2009.pdf


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.

LEIA tAMBÉM

Biblia-maconha-carta-rodrigo-pacheco
A Santa Hildelgarda e o porte de maconha | Carta aberta a Rodrigo Pacheco
Gibiteca Balão - Foto Equipe atual e antigos integrantes_foto de João Martins_JUNHO 2024
10 anos de Gibiteca Balão: refúgio de cultura e inclusão na periferia de São Paulo
G20 em Quadrinhos n
G20 em quadrinhos | nº 6: Trabalho
Brasil-diplomacia-Lula
Ausência do Brasil em cúpula de Zelensky é mais um acerto da diplomacia brasileira