NULL
NULL
Anubis Galardy*
As célebres gordas e gordos do pintor colombiano Fernando Botero, que emprestam um brilho especial a sua Medellín natal, estão sendo submetidas a um processo de restauro e conservação para preservar sua condição de obras primas do patrimônio universal.
As 23 estátuas situadas na praça que tem o nome do artista, as três que adornam o parque Santo Antonio e uma outra, a célebre gorda de Botero -como é conhecida -, instalada no parque Berrío, são objeto de um cuidadoso processo para que lhes seja devolvido seu esplendor inicial.
Em primeiro lugar, são submetidas a um banho com sabões neutros; depois é retirada a camada ou pátina que as protege, mediante uma raspagem com lixas. Uma vez acondicionado o bronze, quase carnal, de que são feitas, aplica-se uma nova pátina e, por cima, outra camada de cera.
A operação é comandada pelo Museu de Antióquia, em parceria com a Prefeitura de Medellín e, segundo explica a restauradora María Bohorquez, cada estátua é posta, durante três dias, em mãos de pessoal especializado, que dedica 48 ou 72 horas adicionais ao acondicionamento paralelo de bases e pedestais.
Cada parte do processo é acompanhada de ciclos didáticos para que os antioquenhos aprendam e contribuam para resguardar este tesouro artístico.
As gordas e gordos de Botero são personagens muito queridos para os habitantes de Medellín, a cidade inovadora por excelência.
Em particular, a gorda do parque Berrío é acariciada por centenas de
mãos e conselheira silenciosa de confissões amorosas e desenganos perturbadores. Às vezes, de tantas carícias, o bronze se desgasta.
**Correspondente de Prensa Latina em Bogotá – Original da revista Orbe