Pesquisar
Pesquisar

Mesmo declarado inelegível, Bolsonaro pode não ser preso… por enquanto

Responsável por diversos crimes contra o Brasil só pode ser recolhido ao cárcere após sentença condenatória transitada em julgado, o que pode demorar
Julinho Bittencourt
Revista Fórum
São Paulo (SP)

Tradução:

É dado como certo por ministros de Cortes superiores que o ex-mandatário Jair Bolsonaro (PL) será declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já a possibilidade de ele ser condenado e preso pelos próximos quatros anos é considerada praticamente impossível.

O ex-mandatário responde a diversos inquéritos criminais e civis que podem leva-lo à prisão, além de 16 ações no TSE, que podem levar à sua inelegibilidade.

Uma condenação aos criminosos da ditadura e “A mais longa duração da juventude”

No entanto, ele só poderá ser recolhido ao cárcere em decorrência de uma sentença condenatória transitada em julgado, ou seja, quando não couber mais recurso em nenhuma instância da Justiça.

Processo longo

O processo todo para que ele seja condenado em três instâncias é de pelo menos quatro anos, de acordo com magistrados de Brasília.

Ele responde ainda a inquéritos no próprio Supremo Tribunal Federal (STF), como o dos atos de vandalismo do dia 8 de janeiro, o que pode vir a encurtar o tempo para uma condenação, mas mesmo assim o processo tende a ter uma tramitação longa.

Bolsonaro pode ser preso ainda em duas situações: se, por acaso, for pego tentando destruir provas ou intimidando testemunhas ou, ainda, se um juiz de primeira instância, onde responde a oito investigações, assim o decidir. Neste caso, a maior probabilidade é a de que o STF reverta a detenção.

Julinho Bittencourt | Revista Fórum
Com informações da coluna de Mônica Bergamo


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na TV Diálogos do Sul


Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:

Responsável por diversos crimes contra o Brasil só pode ser recolhido ao cárcere após sentença condenatória transitada em julgado, o que pode demorar

Divulgação/Facebook Jair Bolsonaro
d


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.
Julinho Bittencourt

LEIA tAMBÉM

mães - palestina
Dia das Mães: algumas mães só querem a paz de presente, lembra ato pró-Palestina em Brasília
RS - inundações
Chamado à solidariedade internacionalista: inundação no RS demanda mobilização
Lula - 1 de maio
Cannabrava | Lula se perdeu nos atos de 1º de maio
Brasil_desigualdade
Neoliberalismo, concentração de renda e pobreza: o caso da América Latina