Pesquisar
Pesquisar

“Mil guitarras para Víctor Jara Brasil 2023” acontece neste sábado (30), em São Paulo

Encontro, criado no Chile em 2013, chega em sua 6ª edição em solo brasileiro para homenagear o histórico artista e mártir assassinado em 1973 pela ditadura chilena
Guilherme Ribeiro
Diálogos do Sul Global
Bauru (SP)

Tradução:

Neste sábado, 30 de setembro, acontece o “Mil Guitarras para Víctor Jara”, nos Campos Elísios, em São Paulo. O evento, que tem entrada gratuita e começa ao meio-dia, homenageia o grande cantor e compositor Víctor Jara, assassinado brutalmente em 1973 pela ditadura que assolou o Chile entre 1973 e 1990.

O encontro nasceu no Chile em 2013, através da Corporación Cultural de Recoleta e a Fundação Víctor Jara, completando 11 edições em 2023. A cada ano, centenas de músicos se intercalam no palco tocando e rememorando o rico e histórico repertório de Víctor Jara.

Já no Brasil, o “Mil Guitarras para Víctor Jara” chegou em 2018, como uma iniciativa do grupo EntreLatinos, em parceria com o Dandô – Circuito de música Dércio Marques e a Une Chile, para ampliar e difundir a obra de Jara. Através da cantora e articuladora cultural chilena Cecília Concha Laborde, a versão brasileira obteve o total apoio e aval da Fundação Víctor Jara e tornou-se oficial desde então.

Naquele ano, o local escolhido para a festa foi o Salão de Atos Tiradentes, do Memorial da América Latina, onde se reuniram músicos de toda a América Latina e principalmente de várias regiões do Brasil. Em 2019, a homenagem aconteceu em Mairiporã, num espaço cedido pelo emblemático grupo Tarancón, um dos pioneiros da música latina no Brasil.

Continua após o banner

Já em 2020 e 2021, as comemorações foram online por conta da pandemia da covid-19, o que inicialmente acreditou-se que poderia encolher o evento. Surpreendentemente, a forma virtual tornou o “Mil Guitarras para Víctor Jara” mais amplo e mundial, com a participação de artistas de países como Chile, Venezuela, Inglaterra e França.

Em 2022, o formato presencial foi retomado, e neste ano de 2023 esta celebração tão importante chega à 6ª edição em solo brasileiro.

Serviço

– Data: 30/09 (Sábado)
– Horário: a partir do meio-dia
– Endereço: Alameda Eduardo Prado, 474 – Campos Elísios – São Paulo/SP
– Entrada gratuita

Guilherme Ribeiro | Jornalista e colaborador da Diálogos do Sul.
Com informações de EntreLatinos e do Dandô – Circuito de Música Dércio Marques.


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na TV Diálogos do Sul


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.

Guilherme Ribeiro Jornalista graduado pela Unesp, estudante de Banco de Dados pela Fatec e colaborador na Revista Diálogos do Sul.

LEIA tAMBÉM

G20 em quadrinhos | nº 8: Sociedade
G20 em quadrinhos | nº 8: Futuro
image-1200-c98a0a4e5bc2dc2e2419bb901e84fd74
G20 em quadrinhos | nº 7: Sociedade
10259
A epopeia da Marselhesa: hino da revolução francesa
Octavio_Brando
O marxismo de Octávio Brandão, um barbeiro e trabalhador itinerante