Pesquisar
Pesquisar

O melhor para Trump é facilitar a transição do império em ruínas

Trump abriu diferentes frentes de ataque, não só contra os migrantes e seus filhos , mas até mesmo contra as instituições internacionais
Rolando Prudencio Briancon
Barômetro Latino Americano
São Paulo (SP)

Tradução:

O governo Trump encarna a política que qualquer outro império impulsionaria, ou a que qualquer outro império recorreria para resistir e assumir uma realidade que ciclicamente chega a todo o império.

Vale dizer que não se limita a ter que aceitar que sua condição vá terminar de ser parte do acervo da história que a humanidade conheceu. Além do que é verificável nesta realidade, é apenas a lembrança do que ficará para a frente.

Parte do rechaço de resistir a assimilar essa realidade se manifesta em uma série de ações, como também de desafiantes declarações que estão destinada a mostrar o poderio que, no melhor dos casos, se pretende pelo menos conservar, ou no pior dos casos, pelo menos mostrar.

Trump abriu diferentes frentes de ataque, não só contra os migrantes e seus filhos , mas até mesmo contra as instituições internacionais

The White House
O presidente americano Donald Trump

É óbvio que qualquer império que resiste a deixar de ser tal, deve contar com os operadores que melhor se encaixem em uma estratégia que esconda os estertores de sua hegemonia, e para esse efeito Trump é um operador chave para essa trama, que tem por objeto ocultar essa realidade. Mas ao mesmo tempo confirmar que continua conservando essa imbatível condição imperial.

Assim é como, se é que são revisadas as políticas que Trump tem empreendido desde que chegou à Casa Branca; as mesmas mostram uma agressividade desnecessária contra diferentes “ameaças” criadas e que as considera tais a partir daquela nostálgica neurose de “Voltar a fazer Grande a América” que se traçou, desatando toda uma campanha de identificação dos “inimigos”, ou os causantes da perda daquela grandeza. Uma das amostras dessa nostálgica inclinação foi o fato de rodear-se de velhos “falcões, como como John Bolton, Eliot Abraham, Pompeo etc.

Foi a partir dessa vindicativa visão de Trump que foram abertas diferentes frentes de ataque; não só contra os migrantes, seus filhos, que é o grupo contra o qual mais focalizou sua fobia; mas até contra as próprias instituições internacionais contra as quais também não deixou de desacreditar, como fez com a própria ONU ou a UNESCO, acusando-as de haver-se aproveitado da generosidade dos Estados Unidos; e vários governos como o Venezuelano, o da Coreia do Norte, Síria, Irã, e ultimamente a China sobre o impasse com a península de Hong Kong, com os quais mantém uma linha de agressão permanente. 

Claro que não é menos certo que em muitos casos, se não na maioria, o que ficou na maior parte das vezes foi apenas o tom ameaçador de Trump, e que no melhor dos casos terminou na imposição de sanções unilaterais dos Estados Unidos, ou na cominatória para que terceiros façam o trabalho que Trump não se anima a levar até o fim, como é o que hoje acontece na península do estreito de Gibraltar, para que seja o governo desse país que imponha sanções ao Irã pela passagem do navio Grace I.

Talvez no momento o mais aconselhável para o governo de Trump é que se converta no facilitador da transição daquilo que não acaba nascer nem tampouco de morrer, antes de continuar insistindo em um imparável descrédito como império.

Veja também


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Rolando Prudencio Briancon

LEIA tAMBÉM

Pedro_Sanchez
Sánchez se calou quando esquerda espanhola foi vítima de lawfare; agora, ele é o alvo o
Antony Blinken - Joe Biden
Mais uma vez, EUA omitem os próprios crimes em informe sobre Direitos Humanos no mundo
Biden Trump
Com Biden ou Trump, EUA estão condenados à violência e ao absurdo
bomba_nuclear_ia
"Doutrina Sansão": ideologia sionista coloca humanidade à beira da catástrofe nuclear