Allen externou sua opinião em um ensaio intitulado: “Um momento de vergonha e perigo nacional” – publicado na Foreign Policy – Logo no início do texto, o líder militar afirma “que poderíamos estar vendo o início do fim da democracia estadunidense na ameaça do presidente de enviar tropas contra seus concidadãos”.

Trump, diz ele, está rotulando os manifestantes como terroristas e inimigos, mas a esmagadora maioria dos manifestantes está furiosa com injustiça, encarceramento em massa, frequentes detenções falsas e uma desvalorização institucional da vida dos cidadãos afro-americanos. De fato, ressalta, a verdadeira ameaça terrorista não vem dos manifestantes ou radicais de esquerda, mas de supremacistas brancos que são responsáveis pela violência racista neste país desde o início. “Muito mais danos aos Estados Unidos causaram esses terroristas – fascistas, Klan e neonazistas, todos se sentindo novamente empoderados hoje – do que aqueles que se opõem a eles”.

Embora Allen tenha concluído que foram dias sombrios para essa democracia, ele também indicou que os manifestantes e seus aliados poderiam ser o resgate: esse poderia ser o começo da mudança da democracia estadunidense não para o liberalismo, mas para as luzes. Mas isso terá que vir de baixo para cima. Na Casa Branca, não há ninguém.