Pesquisar
Pesquisar

66 mil barris: EUA roubam, por dia, mais de 80% da produção de petróleo da Síria

De acordo com ministério sírio, perdas por roubo chegam a aproximadamente 105 bilhões de dólares desde o começo da guerra até meados deste ano
Redação Misión Verdad
Missão Verdade
Cidade do México

Tradução:

O Ministério do Petróleo sírio acusou as forças estadunidenses que ocupam a Síria de serem responsáveis pelo roubo da maior parte do petróleo do país.

“O montante da produção de petróleo durante o primeiro semestre de 2022 chegou a cerca de 14,5 milhões de barris, com uma produção média diária de 80,3 mil barris, dos quais 14,2 mil são entregues diariamente às refinarias”, afirma o comunicado do Ministério do Petróleo, reproduzido por The Cradle.

O texto também afirma que “as forças de ocupação estadunidenses e seus mercenários”, referindo-se às Forças Democráticas Sírias (SDF) apoiadas pelos Estados Unidos, “roubam até 66 mil barris a cada dia dos campos ocupados na região oriental”, o que equivale a cerca de 83% da produção diária de petróleo da Síria.

De acordo com o ministério, as perdas por roubo chegam a aproximadamente 105 bilhões de dólares desde o começo da guerra até meados deste ano.

Além das perdas financeiras sofridas pelo setor petroleiro, também houve 235 assassinatos de tropas sírias, 46 feridos e 112 sequestrados no mesmo período.

O exército estadunidense esteve saqueando o petróleo da Síria e contrabandeando-o para suas bases no Iraque por passagens fronteiriças ilegais.

No entanto, isso não surpreende, já que o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já dissera publicamente: “Ficamos com o petróleo [da Síria]. Temos o petróleo. O petróleo é seguro. Deixamos tropas para trás só pelo petróleo”.

Redação Missão Verdade
Tradução: Ana Corbisier.


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na TV Diálogos do Sul


Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Redação Misión Verdad

LEIA tAMBÉM

Antony Blinken - Joe Biden
Mais uma vez, EUA omitem os próprios crimes em informe sobre Direitos Humanos no mundo
Biden Trump
Com Biden ou Trump, EUA estão condenados à violência e ao absurdo
bomba_nuclear_ia
"Doutrina Sansão": ideologia sionista coloca humanidade à beira da catástrofe nuclear
País Basco
Eleição no País Basco acaba em empate, mas confirma desejo da maioria por independência