Pesquisar
Pesquisar

"Nenhuma hipótese pode ser descartada", diz Rússia sobre possível ataque ao Nord Stream

Operação do gasoduto está suspensa desde o final de agosto devido a problemas de manutenção das turbinas da Siemens, causados pelas sanções ocidentais
Redação Sputnik Brasil
Sputnik Brasil
Moscou

Tradução:

Ao comentar uma possível sabotagem em relação ao gasoduto Nord Stream, Dmitry Peskov, porta-voz presidencial da Rússia, afirmou que, neste momento, nenhuma hipótese pode ser descartada.

“Agora, nenhuma hipótese pode ser descartada. É óbvio que há algum tipo de dano no gasoduto, mas o que o causou – antes que as investigações esclareçam, é impossível descartar qualquer hipótese”, afirmou.

A pressão em uma das linhas do Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2) caiu acentuadamente durante a noite, sendo que o mesmo aconteceu com as tubulações do Nord Stream 1 (Corrente do Norte 1) na tarde de segunda-feira (26).

A Dinamarca anunciou que foi detectado um vazamento de gás em sua costa, no mar Báltico, e fechou a área para o tráfego marítimo. O governo dinamarquês, entretanto, não confirmou se foi isso que causou a perda de pressão.

A operação do Nord Stream está suspensa desde o final de agosto devido a problemas de manutenção das turbinas da Siemens, causados pelas sanções ocidentais.

Operação do gasoduto está suspensa desde o final de agosto devido a problemas de manutenção das turbinas da Siemens, causados pelas sanções ocidentais

Reprodução – Twitter
A Dinamarca anunciou que um vazamento de gás foi detectado em sua costa, no mar Báltico, e fechou a área para o tráfego marítimo




Jornal alemão suspeita de ‘ataque direcionado’ aos gasodutos da Rússia

Um jornal da Alemanha relatou que o governo alemão suspeita que o vazamento que causou a perda de pressão dos gasodutos da Rússia ocorreu por sabotagem.

Embora a perda de pressão em três gasodutos entre a Rússia e a Alemanha ainda esteja sendo investigada oficialmente, o governo alemão não está convencido de que foi uma coincidência.

De acordo com uma reportagem do jornal Tagesspiegel, existe a suspeita de um “ataque direcionado” em nome da Ucrânia ou da Rússia.

“Os gasodutos Nord Stream (Corrente do Norte) podem ter sido danificados por ataques direcionados e vazados como resultado”, escreve a reportagem.

A pressão em uma das linhas do Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2) caiu acentuadamente durante a noite, sendo que o mesmo que aconteceu com os dois tubos do Nord Stream 1 (Corrente do Norte 1) na tarde de segunda-feira (26).

A Dinamarca anunciou que um vazamento de gás foi detectado em sua costa, no mar Báltico, e fechou a área para o tráfego marítimo. O governo dinamarquês, entretanto, não confirmou se isso causou a perda de pressão.

Casa Branca admite: EUA podem se beneficiar de crise na Europa por falta de gás russo

De acordo com Tagesspiegel, o governo alemão e as agências que investigam o incidente “não podem imaginar um cenário que não seja um ataque direcionado”, segundo uma fonte citada pela publicação. “Tudo fala contra uma coincidência”, sustenta o jornal.

A publicação explicou que um ataque deliberado no fundo do mar, como este, deve envolver forças especiais, mergulhadores da marinha ou um submarino.

Berlim está examinando dois cenários possíveis. No primeiro, a Ucrânia ou “forças afiliadas à Ucrânia” podem estar por trás do ataque. A segunda opção é que a Rússia fez isso como uma “bandeira falsa”.

“Estamos no processo de esclarecer a situação aqui”, disse uma porta-voz do Ministério da Economia. “Atualmente, não sabemos o que causou a queda de pressão”, concluiu.

Redação Sputnik Brasil


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na TV Diálogos do Sul


Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.

Redação Sputnik Brasil

LEIA tAMBÉM

Rússia Uso de minas antipessoais e mísseis Atacms é manobra dos EUA para prolongar conflito
Rússia: Uso de minas antipessoais e mísseis Atacms é manobra dos EUA para prolongar conflito
Após escalar conflito na Ucrânia com mísseis de longo alcance, EUA chamam Rússia de “irresponsável”
Após escalar conflito na Ucrânia com mísseis de longo alcance, EUA chamam Rússia de “irresponsável”
Misseis Atacms “Escalada desnecessária” na Ucrânia é uma armadilha do Governo Biden para Trump
Mísseis Atacms: “Escalada desnecessária” na Ucrânia é armadilha do Governo Biden para Trump
1000 dias de Guerra na Ucrânia estratégia de esquecimento, lucros e impactos globais
1000 dias de Guerra na Ucrânia: estratégia de esquecimento, lucros e impactos globais