Pesquisar
Pesquisar

Não adianta chorar, é preciso brigar porque só a luta do povo resolve, diz Lula

Confira os principais trechos da entrevista de duas horas concedida pelo ex-presidente a jornalistas da mídia independente nesta quarta-feira
Redação Diálogos do Sul
Diálogos do Sul Global
São Paulo

Tradução:

Nesta quarta-feira (5), foi divulgada mais uma entrevista do ex-presidente Lula, preso em Curitiba desde abril de 2018. A conversa com jornalistas dos sites Tutaméia e DCM tem duas horas de duração, mas fizemos um resumo, em poucas linhas, dos principais trechos por ele abordados. Acompanhe:

Este governo está destruindo o país. O pensamento único trazido por Fernando Henrique fez um mal enorme para o país. Somente a sociedade pode mudar isso. Aos Estados Unidos não interessa um Brasil forte. 

A questão mais grave é recuperar a soberania e a dignidade. Pior que ser vira-lata é [Paulo Guedes] ir bater continência para um outro país, dizer para todo mundo ouvir que tudo está à venda, até o Palácio do Planalto. Onde estão os militares nacionalistas?.

O país precisa de tranquilidade, de estabilidade, em que um procurador acuse e um juiz julgue, não que um juiz seja acusador. Como recorrer a um tribunal superior se o juiz se manifestou como acusador? Se um diretor ou dono de empresa comete um crime, rouba, é preciso prender o cara. Se roubou, prove o roubo e prenda quem roubou, não precisa destruir a empresa. 

Confira os principais trechos da entrevista de duas horas concedida pelo ex-presidente a jornalistas da mídia independente nesta quarta-feira

Facebook
"A democracia está ameaçada, não brinquem com a democracia."

Já se sabe que a Justiça dos Estados Unidos esteve envolvida na Lava Jato

imprensa semeou as mentiras que foram utilizadas contra [a ex-presidenta] Dilma e utilizadas pela justiça a serviço dos Estados Unidos. 

O [ex-ministro das Comunicações] Franklin Martins implantou o projeto aprovado pela Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), mas não foi levado adiante. É a imprensa alternativa, os blogues, que estão salvando a situação, divulgando as coisas como elas são. 

Democratizar a comunicação é vital para a democracia.

É preciso averiguar o que esteve por trás da eleição do Parlamento britânico, da eleição de [Donald] Trump, [nos Estados Unidos] e de Bolsonaro. 

O Pacto entre os três poderes é pirotecnia envolvendo o STF para aprovação da Reforma da Previdência. Não falam em outra coisa que não a reforma da Previdência. Quem tirar um trilhão da Previdência. O país quebra sem a Previdência. Não tem mais nada para fazer no país além da Previdência?

O trabalhador precisa se indignar e se mobilizar em defesa de seus direitos. 

A democracia está ameaçada, não brinquem com a democracia. Democracia é a sociedade em movimento. É preciso um pacto entre todos os partidos em torno de um Projeto Nacional, que recupere a soberania e o desenvolvimento sustentável. Não adianta chorar… tem que brigar. A única coisa que resolve é a luta do povo.

Confira a íntegra da entrevista de Lula ao DCM e à Tutameia: 


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul Global.

LEIA tAMBÉM

Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial
Brasil, ciclo de violência: Segurança Pública exige menos repressão e mais investimento social
Sede do movimento estudantil de Rondônia segue ocupado por militares desde 1964
Tomada pela ditadura em 1964, sede do movimento estudantil de RO segue ocupada por militares
Frei Betto Fazer e comunicar as tarefas do Governo Lula para resgatar a confiança
Frei Betto | Comunicação é primeiro passo para Governo Lula melhorar percepção entre brasileiros
Recado à grande mídia brasileira Lula não tem o que aprender com Milei (1)
Recado à grande mídia brasileira: Lula não tem o que aprender com Milei