Pesquisar
Pesquisar

Nomeada a nova Secretária Geral do ICAE

Revista Diálogos do Sul

Tradução:

Katarina Popoviv
Katarina Popoviv

O Conselho Internacional para a Educação de Pessoas Adultas – ICAE tem o prazer de anunciar que após um exaustivo processo de seleção que reuniu candidatos e candidatas de todas as regiões do mundo e um extenso período de entrevistas, foi nomeada a Professora Katarina Popovic, da Sociedade Sérvia de Educação de Pessoas Adultas e da Universidade de Belgrado como nova Secretária Geral e sucessora de Celita Eccher, que ocupou essa posição durante os últimos treze anos.

Katarina que na atualidade é vice-presidenta eleita da Associação Européia para a Educação de Pessoas Adultas iniciará seu trabalho no dia 1º de julho, mas já participará do Comitê Diretor anual que será realizado em Hamburgo nos dias 26 e 27 de Junho.

Katarina tem uma marcada carreira em instituições acadêmicas e da sociedade civil. Além disso, participou dos movimentos em prol da paz na Sérvia e trabalhou durante muitos anos para “dvv international” (agência alemã de desenvolvimento internacional para a Educação de Pessoas Adultas).Tem vários textos publicados e já trabalhou em diferentes países da Europa, Ásia Central e Oriente Próximo.

Alan Tuckett, Presidente do ICAE, expressou: ‘Estamos encantados de haver atraído uma candidata com uma experiência tão ampla e uma capacidade comprovada como a de Katarina para um trabalho tão significativo como a sucessão de Celita Eccher como Secretária Geral do ICAE. Celita liderou a renovação do ICAE, criou nossa academia anual para líderes emergentes para a incidência global, forjou parcerias com organizações associadas e assegurou o lugar do ICAE como representante ante a UNESCO e as Nações Unidas. Vivemos tempos de grandes desafios para a educação de pessoas adultas em diferentes lugares. O esforço para assegurar o direito à educação continua na maior parte do mundo, mas afeta de maneira especial as mulheres, bem como os grupos mais empobrecidos e mais marginalizados. Estamos contentes em trabalhar com Katarina para continuar nossos esforços e identificar novas vias para alcançar novos êxitos’.

Celita Eccher
Celita Eccher

Katarina Popovic expressou: ‘Ser a Secretária do ICAE é uma honra e uma enorme responsabilidade. Não posso pensar em uma responsabilidade maior no que se refere à educação de pessoas adultas no âmbito global do que dirigir uma organização como o ICAE – ser a voz e a representante da educação de pessoas adultas e lutar pelo direito à educação para todo o mundo. Sinto que toda a minha carreira até agora foi uma preparação para esta missão – pesquisa, projetos, formação e, especialmente, minhas atividades na diretoria da EAEA. Todos os esforços confluem para esta nova tarefa. Estou apenas começando, encantada de me converter em uma integrante mais ativa da família global da educação de pessoas adultas. ’

E continuou: ‘Conto com pessoas excelentes, comprometidas e entusiastas que trabalham duro e que deram um perfil muito relevante ao ICAE e conseguiram muitas coisas a favor da educação de pessoas adultas no mundo. Estou agradecida por tudo isso e, ao mesmo tempo, sei que não vai ser fácil continuar da mesma maneira. Para mim, representa todo um desafio suceder minha antecessora no posto, Celita Eccher, que é uma líder muito capaz, uma lutadora de sucesso e uma grande “networker”. Graças ao seu grande conhecimento, energia e compromisso, o ICAE se converteu em uma das organizações mais influentes da sociedade civil internacional. Manter essas conquistas será um grande desafio’.

Para mais informações ou para coordenar uma entrevista com Katarina, favor contatá-la em: katarina.popovic@outlook.com e a partir de 1º de julho também a través da Secretaria do ICAE: secretariat@icae.org.uy


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.

LEIA tAMBÉM

Lopez-Obrador-Claudia-Sheinbaum (2)
Eleições no México: sob legado de Obrador, esquerda caminha para vitória com Claudia Sheinbaum
Cópia de DIREITA TERÁ FORÇA PARA DERROTAR CONSTITUIÇÃO(124)
Roberto Requião: Saí do PT porque adotaram liberalismo econômico do Guedes
Luis Abinader
Política de Abinader contra refugiados do Haiti é contradição que ameaça economia dominicana
Carlos Rodríguez
"Milei provocou uma das recessões mais rápidas e profundas da história", diz ex-braço direito