Pesquisar
Pesquisar

Nova vacina sem patente e sem fins lucrativos, Cobervax é esperança global contra a covid-19

Fabricada com recursos de filantropia, imunizante apresenta 90% de eficácia e supera Covishield, da AstraZeneca, na produção de anticorpos neutralizantes
Guilherme Ribeiro
Diálogos do Sul
Bauru (SP)

Tradução:

Pesquisadores do Texas, nos Estados Unidos, produziram uma vacina para a covid-19 que não tem fins lucrativos. A Cobervax, como é chamada, é uma alternativa de código aberto, portanto, não é protegida por patentes como os imunizantes criados pela grande indústria farmacêutica.

Semelhante à vacina da Hepatite B, o novo imunizante utiliza parte da proteína do vírus de interesse, uma alternativa de baixo custo, fácil produção e que pode ser transportada em temperatura de geladeira comum, contribuindo para a logística em países com estruturas de transporte limitadas.

Os atributos da Cobervax a tornam uma esperança para um esquema de vacinação global, já que ela poderá chegar a nações com poucos recursos e baixos índices de imunização, contribuindo para impedir o surgimento de novas cepas — mais letais e mais resistentes do coronavírus.

A Cobervax obteve sucesso na fase três de testes clínicos e foi aprovada para uso emergencial na Índia, onde há surto de infecções causadas pela variante Ômicron.

Fabricada com recursos de filantropia, imunizante apresenta 90% de eficácia e supera Covishield, da AstraZeneca, na produção de anticorpos neutralizantes

Maksim Goncharenok – Pexels
Ampolas de vacina para covid-19

Os pesquisadores à frente da inovação, Peter Hotez e Maria Helena Botazzi, esperam que mais países possam utilizar a Cobervax ao redor do mundo.

Considerando a produção de anticorpos neutralizantes, a Cobervax se mostrou superior à Covishield, da AstraZeneca. Além disso, a nova fórmula se mostrou 90% eficaz contra o coronavírus e pelo menos 80% mais eficaz contra a variante Delta, segundo Texas Children’s Hospital, Houston’s Baylor College e a companhia indiana farmacêutica Biological E. Limited, responsáveis pela criação da Cobervax. Para 2022, espera-se que mais de um bilhão de doses da vacina sejam produzidas.

Financiada com filantropia e criada por uma pequena equipe de pesquisadores sem pretensão de lucro, a Cobervax levanta um questionamento às grandes empresas farmacêuticas quanto à necessidade de preços tão altos pelo desenvolvimento de vacinas — o que se reflete na inescrupulosa disparidade no esquema vacinal entre países com mais e menos recursos.


Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:

PIX CNPJ: 58.726.829/0001-56 

  • Cartão de crédito no Catarse: acesse aqui
  • Boletoacesse aqui
  • Assinatura pelo Paypalacesse aqui
  • Transferência bancária
    Nova Sociedade
    Banco Itaú
    Agência – 0713
    Conta Corrente – 24192-5
    CNPJ: 58726829/0001-56

       Por favor, enviar o comprovante para o e-mail: assinaturas@websul.org.br 


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.
Guilherme Ribeiro Jornalista graduado pela Unesp, estudante de Banco de Dados pela Fatec e colaborador na Revista Diálogos do Sul.

LEIA tAMBÉM

Trump
À frente em 5 estados-chave, Trump tira de Biden eleitores historicamente democratas
Carles Puigdemont (1)
Sugestão de Puigdemont após eleição na Catalunha cria tensão com governo Sánchez; entenda
Andrei Belousov - Rússia (1)
Rússia: bem-sucedida no front, estratégia militar vai se manter com novo ministro da Defesa
imigrantes-eua
Para agradar republicanos e democratas, Biden aprova medida que facilita expulsão de imigrantes