Pesquisar
Pesquisar

Nova vacina sem patente e sem fins lucrativos, Cobervax é esperança global contra a covid-19

Fabricada com recursos de filantropia, imunizante apresenta 90% de eficácia e supera Covishield, da AstraZeneca, na produção de anticorpos neutralizantes
Guilherme Ribeiro
Diálogos do Sul Global
Bauru (SP)

Tradução:

Pesquisadores do Texas, nos Estados Unidos, produziram uma vacina para a covid-19 que não tem fins lucrativos. A Cobervax, como é chamada, é uma alternativa de código aberto, portanto, não é protegida por patentes como os imunizantes criados pela grande indústria farmacêutica.

Semelhante à vacina da Hepatite B, o novo imunizante utiliza parte da proteína do vírus de interesse, uma alternativa de baixo custo, fácil produção e que pode ser transportada em temperatura de geladeira comum, contribuindo para a logística em países com estruturas de transporte limitadas.

Os atributos da Cobervax a tornam uma esperança para um esquema de vacinação global, já que ela poderá chegar a nações com poucos recursos e baixos índices de imunização, contribuindo para impedir o surgimento de novas cepas — mais letais e mais resistentes do coronavírus.

A Cobervax obteve sucesso na fase três de testes clínicos e foi aprovada para uso emergencial na Índia, onde há surto de infecções causadas pela variante Ômicron.

Fabricada com recursos de filantropia, imunizante apresenta 90% de eficácia e supera Covishield, da AstraZeneca, na produção de anticorpos neutralizantes

Maksim Goncharenok – Pexels
Ampolas de vacina para covid-19

Os pesquisadores à frente da inovação, Peter Hotez e Maria Helena Botazzi, esperam que mais países possam utilizar a Cobervax ao redor do mundo.

Considerando a produção de anticorpos neutralizantes, a Cobervax se mostrou superior à Covishield, da AstraZeneca. Além disso, a nova fórmula se mostrou 90% eficaz contra o coronavírus e pelo menos 80% mais eficaz contra a variante Delta, segundo Texas Children’s Hospital, Houston’s Baylor College e a companhia indiana farmacêutica Biological E. Limited, responsáveis pela criação da Cobervax. Para 2022, espera-se que mais de um bilhão de doses da vacina sejam produzidas.

Financiada com filantropia e criada por uma pequena equipe de pesquisadores sem pretensão de lucro, a Cobervax levanta um questionamento às grandes empresas farmacêuticas quanto à necessidade de preços tão altos pelo desenvolvimento de vacinas — o que se reflete na inescrupulosa disparidade no esquema vacinal entre países com mais e menos recursos.


Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:

PIX CNPJ: 58.726.829/0001-56 

  • Cartão de crédito no Catarse: acesse aqui
  • Boletoacesse aqui
  • Assinatura pelo Paypalacesse aqui
  • Transferência bancária
    Nova Sociedade
    Banco Itaú
    Agência – 0713
    Conta Corrente – 24192-5
    CNPJ: 58726829/0001-56

       Por favor, enviar o comprovante para o e-mail: assinaturas@websul.org.br 


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.

Guilherme Ribeiro Jornalista graduado pela Unesp, estudante de Banco de Dados pela Fatec e colaborador na Revista Diálogos do Sul Global. Mais conteúdos em guilhermeribeiroportfolio.com

LEIA tAMBÉM

As crises globais, a construção de um novo multilateralismo e o esgotamento da ONU
As crises globais, a construção de um novo multilateralismo e o papel da ONU
Repressão transnacional dos EUA contra o jornalismo não pode virar regra, aponta Assange
Repressão dos EUA contra jornalismo global não pode virar regra, aponta Assange
Terrorismo israelense no Líbano reflete debilidade, não força
Terrorismo de Israel no Líbano reflete debilidade, não força
EUA - eleições em meio à ditadura (1)
EUA: eleições em meio à ditadura