Pesquisar
Pesquisar

O cuidado e o discernimento

Revista Diálogos do Sul

Tradução:

hamilton fariaHamilton Faria*

Muito cuidado com o discurso que, apoiando-se na legitimidade dos movimentos, deseja direcionar toda a insatisfação para a “ilegitimidade” da presidenta.Existem vozes orquestradas que desejam questionar a liderança de Dilma e levar o país por descaminhos, pois sentem-se excluídos dos processos de decisão, que sempre incluíram alguns poucos ao longo da história.

A voz está nas ruas, mas existe uma ladainha confusa também em alguns que são levados pela capacidade formadora e mobilizadora das mídias.
Estamos vivendo um momento de disputas simbólicas muito fortes, entre aqueles que pretendem uma distribuição mais justa, um sistema decisório mais democrático e aqueles que apostam na mercantilização de tudo, inclusive dos processos decisórios. Sabedoria é saber agir com discernimento, saber fazer escolhas.
Questionar a atuação dos partidos e sua representatividade faz parte do amadurecimento da política, mas criminalizar vozes dissonantes e partidos é coisa que a história já conheceu e repudiou. Dilma deveria aproveitar o momento para chamar pela paz e passar o Brasil a limpo. Na verdade, o país clama por uma vida melhor. E a vida do jeito que está é também culpa do “vandalismo” colonial, imperial e também do republicano e “democrático”.
Sabedoria é guiar-se por estas estrelas que aparecem no céu do país e acrescentar vida a este processo deflagrado. Também saber com quem anda e com quem quer somar. A questão não é apenas política, é cultural. O momento de escolhas é este. A liderança de Dilma neste momento é importante, também de Marina e alguns bem intencionados espalhados pelos partidos, movimentos e pela sociedade.
* Hamilton Faria é poeta, professor universitário e especialista em políticas de cultura e desenvolvimento cultural.


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.
Revista Diálogos do Sul

LEIA tAMBÉM

Lula
Frei Betto | Para Lula, momento exige maior sintonia entre governo e movimentos sociais
Lula-RS-Brasil (2)
Nas mãos de Lula, caos no RS é sequela do bolsonarismo: desmonte ambiental e fake news
mães - palestina
Dia das Mães: algumas mães só querem a paz de presente, lembra ato pró-Palestina em Brasília
RS - inundações
Chamado à solidariedade internacionalista: inundação no RS demanda mobilização