Pesquisar
Pesquisar

O Encantamento do Humano

Tetê Catalão

Tradução:

tt Catalão*

TT Catalão. Perfil DiálogosPara quem só conhece Nancy Mangabeira Unger das lutas contra a ditadura (abaixo no cartaz do dops), ferida em combate, embarcando em troca de presos políticos etc…vale lembrar um trechinho sobre o sentido da ética em seu livro Ecologia e Espiritualidade de 1991:
Nancy Urger Mangabeira Nancy Mangabeira Unger

“Uma ética que nos permita resgatar o senso de cordialidade e de respeito para com a Terra e para com seus habitantes. A palavra “ética” vem também do grego ethos, que significou, num dado momento, hábito; mais originariamente, segundo algumas interpretações significou morada. Morada não no sentido de casa, construção material, mas morada no sentido da ambiência que é própria ao homem.

Heráclito de Éfeso (séc. VI a.C.), em um de seus fragmentos, diz que “a morada do homem é o extraordinário”. Uma das ressonâncias que esta palavra de Heráclito desperta é o assinalar o ser humano, como ser que está sempre aberto — quer ele saiba ou não  – à possibilidade da transcendência, à possibilidade do sagrado. As palavras transcendência, sagrado, não se referem necessariamente a uma religião instituída, a uma ortodoxia. Falamos do religioso na sua dimensão originária: religare, re–ligar; a força espiritual que nos dá condições para que possamos, em meio à dúvida e à perplexidade que nos habitam neste nosso tempo temperado pela sombra, construir uma nova ética, uma nova morada, uma nova identidade”.

Nancy sempre aborda temas como filosofia grega, Eckhart, Hannah Arendt,Heidegger e a Técnica, filosofia e ecologia, crise de civilização, filosofia e cultura popular.

Para os q desejam fazer do local um lugar, fazer do território gps um terreiro vivo de significados na paisagem afetiva da morada, do habitar em convivência…bem-estar consigo, com os outros e com o meio ambiente.

* tt Catalão é poeta, artista plástico, ativista ecológico cultural e colaborador da Diálogos do Sul

As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.
Tetê Catalão

LEIA tAMBÉM

vintage-historic-photos-of-the-battle-of-berlin-1945-bw-10
A batalha de Berlim e a rendição nazista: entrevista com um combatente
Paris
Da Porte de la Villette à Bastille: uma jornada pela cultura e modernidade de Paris
Questão-racial-Brasil (1)
Lima Barreto, 13 de maio e a questão racial no Brasil
ASTROJILDOPEREIRA-MGLIMA-2023-OK
O marxismo de Astrojildo Pereira, fundador do Partido Comunista do Brasil (PCB)