Pesquisar
Pesquisar

O que é a Cooperação Sul-Sul e qual o seu futuro no mundo globalizado?

A Cooperação Sul-Sul é uma manifestação de solidariedade entre povos e países do Sul que contribui para o bem-estar das populações
Redação Telesur
Telesur
Caracas

Tradução:

No último sábado (12) foi comemorado o Dia das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul, decretado em 2011 pela Assembleia Geral do mais alto órgão do mundo 

Em discurso recente, o Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres, destacou que a colaboração entre os países do sul global oferece um “caminho único, que – afirmou – nos acelera rumo aos objetivos fundamentais do desenvolvimento sustentável até 2030”.

Ele afirmou que a cooperação Sul-Sul oferece soluções concretas para desafios compartilhados, e muitos países se tornam fontes de apoio e inspiração para abordagens inovadoras de desenvolvimento. 

O escritório da ONU especializado no assunto publicou um guia de boas práticas para a implementação da Cooperação Sul-Sul que considera as particularidades e necessidades de cada país.

No âmbito desta celebração, destaca-se a plataforma digital “South-South Galaxy” que procura e incentiva a troca de conhecimentos entre os países do Sul com o objetivo de se conhecerem, aprenderem e colaborarem. 

O site das Nações Unidas indica que a celebração destaca os compromissos assumidos na Segunda Conferência de Alto Nível da ONU sobre o Plano de Ação de Buenos Aires. Na ocasião, foi solicitada uma maior cooperação Sul-Sul para o alcance do desenvolvimento sustentável.

A Cooperação Sul-Sul é uma manifestação de solidariedade entre povos e países do Sul que contribui para o bem-estar das populações

Nações Unidas
Desde 2016, o valor do comércio Sul-Sul aumentou quase sete vezes: de US $ 600 bilhões em 1995 para US $ 4 trilhões em 2016

O que é cooperação Sul-Sul?

Cooperação Sul-Sul é um termo criado para o desenvolvimento e inovação do Sul Global. A ONU explica que se trata de uma cooperação técnica entre países em desenvolvimento, em sua maioria localizados no sul do planeta.

O objetivo é a colaboração entre Estados, organizações internacionais, sociedade civil, acadêmicos e o setor privado para criar iniciativas de sucesso em áreas como agricultura, direitos humanos, urbanização, saúde. 

Futuro da Cooperação Sul-Sul

Para o Secretário-Geral da ONU, a Cooperação Sul-Sul será fundamental para o cumprimento das metas da Agenda 2030 e do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas.

“A cooperação Sul-Sul será vital para garantir o apoio mútuo e o intercâmbio das melhores práticas para aumentar a resiliência dos países em desenvolvimento e das comunidades que enfrentam os efeitos devastadores das mudanças climáticas. 

A Cooperação Sul-Sul também pode apoiar a transformação de economias que dependem de combustíveis fósseis, com estratégias que reforcem o desenvolvimento sustentável e a proteção ambiental ”, disse Guterres em março de 2019 em Buenos Aires, Argentina, durante o Conferência da ONU sobre Cooperação Sul-Sul.

Ele também indicou que a Cooperação Sul-Sul será vital para a implementação do multilateralismo no mundo. Enquanto for necessário melhorar, garantir a melhoria das infraestruturas no Sul Global, bem como procurar uma solução para a crescente procura de energia devido ao aumento da população. 

Redação Telesur

Tradução: João Baptista Pimentel Neto


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Veja também

 


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.

Redação Telesur

LEIA tAMBÉM

Tomada de Vuhledar pela Rússia “é uma séria derrota para a Ucrânia”
Tomada de Vuhledar é "grande triunfo para Rússia" e "séria derrota para Ucrânia"
As crises globais, a construção de um novo multilateralismo e o esgotamento da ONU
As crises globais, a construção de um novo multilateralismo e o papel da ONU
Repressão transnacional dos EUA contra o jornalismo não pode virar regra, aponta Assange
Repressão dos EUA contra jornalismo global não pode virar regra, aponta Assange
Terrorismo israelense no Líbano reflete debilidade, não força
Terrorismo de Israel no Líbano reflete debilidade, não força