Pesquisar
Pesquisar

O que está por trás da viagem de Bolsonaro à Rússia em pleno ano eleitoral?

Há quem fique neutro a tudo isso, acreditando que o fato não afeta em nada o Brasil. Não apenas afeta, como vai além. Entenda:
Danilo Nunes
Diálogos do Sul Global
São Paulo (SP)

Tradução:

“Eu tenho vontade de conhecer a Rússia. Sua história, arquitetura, seu povo e sua cultura”. Esse é um comentário de alguém que ama investigar, conhecer e analisar por meio dos elementos da historiografia, acontecimentos, materiais e fatos que marcaram a história na qual, o ser humano protagoniza.

Existem outras possibilidades, opções e objetivos que podem marcar uma visita ao território que outrora encheu o mundo de esperança por meio de seu povo e seus processos revolucionários. Então a pergunta que não se cala: o que um presidente como Bolsonaro que, nada têm de interesse nessa história, vai fazer na Rússia em meio a turbulência da ameaça de invasão da Ucrânia e no ano das eleições presidenciais no Brasil?

O que vimos na última semana nas mídias foi um bombardeio de informações, ora com críticas, ora com elogios ao ato de Bolsonaro estreitar relações com a Rússia. Há quem fique neutro a tudo isso, acreditando que o fato não afeta em nada o Brasil. O fato é que, não só afeta o Brasil, mas também vem diretamente ao encontro do processo eleitoral que estamos prestes a entrar.

Mais uma vez a cultura e todas as transformações que ela vem passando influenciam diretamente na população. A cultura da tecnologia, da internet e a moda das “fake news” que elegeu Bolsonaro estão em pauta. A informação de guerra e invasão da Ucrânia vem camuflar o verdadeiro motivo dessa visita “bolsonarística” à Rússia, transformando tudo isso num ato heroico e diplomático do presidente do Brasil em impedir a terceira guerra mundial. Ingenuidade daqueles que espalham e acreditam nessa bobagem.

Há quem fique neutro a tudo isso, acreditando que o fato não afeta em nada o Brasil. Não apenas afeta, como vai além. Entenda:

Desenhos do Nando / Reprodução Facebook
O que vimos na última semana nas mídias foi um bombardeio de informações, ora com críticas, ora com elogios ao ato de Bolsonaro

Antes de tudo, o que está arquitetado na cabeça fascista e autoritária de um grupo que se apossou do poder no Brasil é exatamente o salvamento e redenção do seu soberano. Àquele a quem Bolsonaro bate continência até nos piores sonhos: Donald Trump. Na sequência, com fé no seu líder e porto seguro, esse mesmo grupo planeja (agora com estratégia diferente e com a máquina pública nas mãos) o seu “jogo sujo” eleitoral para, definitivamente concretizar e fortalecer um poder absoluto, justificando assim suas ações e medidas mais insanas.

A cultura da tecnologia, das “fake news”, do telegram, as articulações tóxicas para envenenar com informações fantasiosas a população, o poder a qualquer custo, o ódio de classe e a arma na mão para matar negros, mulheres, pobres, sem terras, sem teto, comunidade LGBTQI+, os comunistas e todo(a) e qualquer cidadão(ã) que se oponha ao grupo bolsonarista, será o cenário que encontraremos nas ruas esse ano de eleições no país. O jogo será sujo, mas da nossa parte, estaremos de vassoura na mão para varrer a sujeira para longe do Brasil. Sairemos vitoriosos(as) e com a democracia salva das mãos dos aventureiros milicianos.

Danilo Nunes é músico, poeta, ator, historiador e pesquisador de cultura popular brasileira e latino-americana.
Instagram: @danilonunes013
Facebook: @danilonunesbr


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na TV Diálogos do Sul


Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:

  • PIX CNPJ: 58.726.829/0001-56 

  • Cartão de crédito no Catarse: acesse aqui
  • Boletoacesse aqui
  • Assinatura pelo Paypalacesse aqui
  • Transferência bancária
    Nova Sociedade
    Banco Itaú
    Agência – 0713
    Conta Corrente – 24192-5
    CNPJ: 58726829/0001-56

       Por favor, enviar o comprovante para o e-mail: assinaturas@websul.org.br 


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul Global.

Danilo Nunes

LEIA tAMBÉM

Golpe à vista mercado quer Milei no lugar de Lula para devastar classe trabalhadora
Golpe à vista: para devastar classe trabalhadora, mercado quer "Milei" no lugar de Lula
João Vicente Goulart declara apoio à reabertura da investigação sobre a morte de Jango
João Vicente Goulart declara apoio à reabertura da investigação sobre a morte de Jango
Diretor de “Operação Condor” vai solicitar reabertura de investigação sobre morte de João Goulart
Diretor de “Operação Condor” vai solicitar reabertura de investigação sobre morte de João Goulart
Comida cara “mercado” ameaça governo, mídia golpista mente e bolsonarismo surfa na onda
Comida cara: “mercado” ameaça governo, mídia golpista mente e bolsonarismo surfa na onda