Pesquisar
Pesquisar

Organização do trabalho na imprensa sindical

Revista Diálogos do Sul

Tradução:

O presente artigo representa um desdobramento de um projeto maior de pesquisa do autor intitulado “A organização do trabalho nos países do Cone Sul e suas implicações quanto à possibilidade de implementação do Mercado comum do Cone Sul (MERCOSUL)”.

Augusto Zanetti*
Organização do trabalho na imprensa sindicalEle tem como finalidade investigar as opções empresariais quanto à organização do trabalho na esfera da indústria e dos serviços, nos diversos países que se comprometem com o mencionado acordo internacional, bem como examinar as propostas do movimento sindical a crise de 1998, a preservação dos direitos humanos sociais, o combate ao trabalho infantil e aos acidentes de trabalho.
Com este texto, buscamos compreender qual foi o espaço e quais foram os significados atribuídos pela imprensa sindical às diversas propostas e iniciativas de alteração na organização do trabalho que contemplasse o desenvolvimento auto sustentado e a responsabilidade social empresarial e políticas públicas, no período de 1980-2000. Para tanto consultamos os periódicos que foram por nós higienizados, organizados e arquivados da Hemeroteca Sindical Acervo Oboré, custodiados pelo Centro de Memória e Documentação da UNESP (Cedem) que inclui jornais, panfletos, revistas e fotografia, produzidos por sindicatos e associações de múltiplas categorias como industriários, bancários, comerciários, funcionários públicos de 1970 a 2000.
Os resultados obtidos em nossa pesquisa no Acervo Oboré se encontram ainda no estágio inicial, no entanto, representam alguns eixos que serão aprofundados ao longo de novas sondagens. Assim sendo, vale advertir, outros temas, além daqueles já identificados na documentação, poderão ser acrescentados futuramente ensejados pela pesquisa.
Leia o artigo na íntegra >>

* Augusto Zanetti é Doutor em História Social pela Unicamp Professor do Curso de Relações Internacionais da Unesp – Franca e da UniFMU.


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.
Revista Diálogos do Sul

LEIA tAMBÉM

protestos-peru
Cleptocracia, ignarocracia, bufocracia: o declínio do substantivo "democracia" no Peru
Bolivia-guerra-hibrida-eua (1)
Guerra híbrida na Bolívia entra em nova fase e EUA querem "mudança de regime" até 2025
Petro-Colombia
Petro reage a ataques de guerrilheiros contrários ao acordo de paz: "Não toleraremos"
Milei
"Barbárie" e "desequilíbrio emocional": Petro e Fernández criticam nova selvageria de Milei