Pesquisar
Pesquisar

Organização Pan-Americana da Saúde alerta para aumento de casos de Covid na América Latina e Caribe

"As tendências são claras: em toda a região este ano foi pior que o anterior", alertou a Dra. Carissa Etienne, diretora da organização internacional
Redação Prensa Latina
Prensa Latina
Washington

Tradução:

As infecções pelo vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, continuam aumentando hoje na maioria dos países da América Latina e do Caribe, alertou a Organização Pan-Americana da Saúde (OPS).
“As tendências são claras: em toda a região este ano foi pior que o anterior. Em muitos lugares, as infecções são mais altas agora do que em qualquer outro momento durante esta pandemia”, alertou a Dra. Carissa Etienne, diretora da organização internacional de saúde.

Ela explicou que em Trindade e Tobago o maior aumento nas infecções e mortes foi no mês passado; enquanto no Haiti as hospitalizações colocam o suprimento de oxigênio à prova, e em países da América Central, como Panamá e Guatemala, um aumento de novos casos é relatado.

Estados sul-americanos como Argentina, Uruguai e Chile relataram aumento de infecções, e tanto o número de casos quanto de mortes aumentaram na Bolívia e na Colômbia nas duas semanas anteriores, mesmo neste último país os leitos das unidades de terapia intensiva estão quase chegando ao fim o limite de sua capacidade.

Em todo o continente, incluindo a América do Norte, houve quase 1,2 milhão de novos casos de Covid-19 na semana passada e mais de 34.000 mortes, de acordo com dados registrados.

"As tendências são claras: em toda a região este ano foi pior que o anterior", alertou a Dra. Carissa Etienne, diretora da organização internacional

PxHere
As infecções pelo vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, continuam aumentando hoje na maioria dos países da América Latina e do Caribe.

Da mesma forma, quatro dos cinco países com maior número de mortes no mundo estão nas Américas.

Apesar de o número de leitos hospitalares ter dobrado ou até triplicado em toda a região, a capacidade das unidades de terapia intensiva está no máximo, o oxigênio está acabando e o pessoal de saúde está sobrecarregado, lamentou o Diretor da OPS.

Por outro lado, destacou que o controle da Covid-19 na América Latina e no Caribe pode levar anos se a atual baixa taxa de vacinação continuar nesta região, já que em alguns países três por cento da população foi vacinada, enquanto em outros a porcentagem não chega a um.

Em sua opinião, 'a desigualdade muitas vezes ditou quem tem direito à saúde'; neste caso, o fornecimento de vacinas concentra-se em poucos países, enquanto a maior parte do mundo aguarda a distribuição das doses.

Ela acrescentou que se as tendências atuais continuarem, as disparidades de saúde, sociais e econômicas na região aumentarão ainda mais, e pode levar anos até que este vírus possa ser controlado nas Américas.

A Dra. Etienne insistiu que os países da América Latina e do Caribe devem aderir a medidas comprovadas de saúde pública, como o uso de máscaras, lavagem frequente das mãos e distanciamento social.

Ela também pediu sistemas de vigilância robustos apoiados por testes regulares e rastreamento de contato para controlar este vírus.


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na Tv Diálogos do Sul

 

Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.

Redação Prensa Latina

LEIA tAMBÉM

Genocídio e genocidas um tema do presente, passado e futuro
Genocídio e genocidas: um tema do presente, passado e futuro
Dina Boluarte - desqualificada para governar, expert em obstruir a justiça
Dina Boluarte: desqualificada para governar, expert em obstruir a justiça
Chile processa general que “facilitou” crimes de policiais durante protestos de 2019
Chile processa general que “facilitou” crimes de policiais durante protestos de 2019
Espanha deve pedir perdão ao México e abandonar desmemoria, afirma historiador
“Espanha deve pedir perdão ao México e abandonar desmemória”, afirma historiador