Pesquisar
Pesquisar

Países da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América criam estratégias para combater desinformação

No encontro virtual, os participantes condenaram o recurso à censura de informações oficiais nas redes e anunciaram que vão lutar em conjunto
Redação AbrilAbril
AbrilAbril
Havana

Tradução:

Os participantes da reunião das altas autoridades da Área da Comunicação e Informação do organismo destacaram a necessidade de renovar a política comunicacional com vista no fortalecimento da presença e da voz do bloco regional.

Ministros, jornalistas e comunicadores, informaram a Prensa Latina, aprovação de uma ata final que tem como uma das suas decisões reforçar a transmissão do sinal do canal internacional TeleSur em todos os estados-membros do mecanismo integracionista.

No encontro virtual, os participantes condenaram o recurso à censura de informações oficiais nas redes sociais e anunciaram que vão lutar conjuntamente contra as distorções propagadas por meios de comunicação dominantes contra os países em desenvolvimento.

No encontro virtual, os participantes condenaram o recurso à censura de informações oficiais nas redes e anunciaram que vão lutar em conjunto

Alba Ciudad
Os países da ALBA-TCP destacaram a necessidade de fazer frente às distorções propaladas pelas mídia dominantes.

Entre as ações imediatas anunciadas, constam o início de duas campanhas de comunicação: uma sobre a Covid-19 e as ações da ALBA-TCP para a combater, outra relativa à denúncia da imposição de medidas coercivas unilaterais que violam o direito internacional humanitário, a Cuba e à Venezuela, pelos Estados Unidos.

Para Maio deste ano, agendaram uma reunião de presidentes de cadeias de televisão e meios públicos da ALBA-TCP, como via de cooperação e troca de informação, bem como para traçar linhas editoriais conjuntas, refere a agência.

Em Junho de 2021, será realizado um encontro de jornalistas, meios alternativos e influencers digitais, com vista à construção da Alba Digital ou Alba 3.0, no âmbito das comemorações do bicentenário da Batalha de Carabobo (uma das mais importantes na Guerra da Independência da Venezuela).

Venezuela propõe uma aliança comunicacional

No decorrer do encontro, o ministro das Comunicação da Venezuela, Freddy Ñáñez, propôs a criação de uma aliança comunicacional a partir da ALBA-TCP, para “desmontar as campanhas de ódio contra os países da região”, bem como uma agenda de ações, que envolva todos os agentes, “para mostrar as verdades de cada país, por contraposição aos mass media“.

“Na divulgação da vida social, política e econômica dos povos da ALBA-TCP é fundamental mostrar as experiências sociais, a história e a vocação de futuro”, defendeu, citado pela Prensa Latina.

Lembrou o modo como, a 12 de Abril de 2002 (no âmbito do golpe de Estado contra Chávez), os órgãos de comunicação privados do país promoveram o bloqueio informativo, enquanto os movimentos sociais, em conjunto com os comunicadores populares, recorreram aos seus próprios mecanismos para difundir os “acontecimentos reais do momento histórico”.

“Na América Latina temos de abrir o debate para trazer estratégias pelo destino em comum. Naquele dia, o povo deu uma resposta com a construção de ferramentas populares e libertadoras no campo midiático em defesa da verdade”, sublinhou, tendo dado como exemplo disto a multinacional TeleSur.


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na Tv Diálogos do Sul


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.
Redação AbrilAbril

LEIA tAMBÉM

Lopez-Obrador-Claudia-Sheinbaum (2)
Eleições no México: sob legado de Obrador, esquerda caminha para vitória com Claudia Sheinbaum
Cópia de DIREITA TERÁ FORÇA PARA DERROTAR CONSTITUIÇÃO(124)
Roberto Requião: Saí do PT porque adotaram liberalismo econômico do Guedes
Luis Abinader
Política de Abinader contra refugiados do Haiti é contradição que ameaça economia dominicana
Carlos Rodríguez
"Milei provocou uma das recessões mais rápidas e profundas da história", diz ex-braço direito