Pesquisar
Pesquisar

Parlamento do Mercosul aprova declaração de apoio à Unasul

Revista Diálogos do Sul

Tradução:

Na última sexta-feira (27) o Parlamento do Mercosul se reuniu na sua sede de Montevidéu, Uruguai para realizar a 54ª Sessão Ordinária.

Um dos pontos mais destacados no debate da Sessão foi a aprovação da Declaração sobre a Unasul, referente à “preocupação pela decisão de seis governos da região, de suspender sua participação na União de Nações Sul-Americanas – Unasul, até que seja designado o Secretário Geral”. A Proposta também expressa a vontade do Parlasul de “acompanhar os doze países membros da Unasul, para que através do diálogo político e o consenso, resolvam o impasse atual e restabeleçam o processo de integração sul-americano”.

Leia aqui a declaração completa.

 

Situação do ex-presidente Lula

 

Previamente à Sessão Plenária do Parlamento, o prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel participou de uma manifestação com Parlamentares da Bancada Progressista do Parlamento do Mercosul em defesa do Ex-Presidente Lula.

Durante a hora do Tema livre da Sessão Plenária, o debate esteve marcado pela situação política e humanitária do Ex-presidente de Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.

Os Parlamentares Arlindo Chinaglia (Brasil), Cecilia Merchán (Argentina) e Benita Díaz (Bolívia) fizeram uso da palavra para manifestar a preocupação pelas condições de reclusão nas que se encontra o Ex-presidente Lula e propuseram que o Parlasul tome ações a respeito.

Por sua parte, o Parlamentar Yul Jabour da Venezuela manifestou sua solidariedade com a situação de Lula e recorda que proximamente haverá eleições Presidenciais no seu próprio país.

Em seu momento, o Parlamentar Humberto Benedetto (Argentina) fez um contraponto aos discursos de apoio ao Ex-presidente Lula da Silva e também recordou e felicitou à República do Paraguai pela celebração das recentes eleições nacionais que incluíam a eleição direta de Parlamentares do Mercosul.

Ságuas Moraes (Brasil) no seu discurso durante o Tema Livre destacou a necessidade de reforçar o Mercosul e de evitar a exclusão da Venezuela do bloco. Também realizou uma defesa do Ex-presidente Lula ao recordar todos os logros obtidos durante sua Presidência.

 

Venezuela

 

Entre os pontos da Ordem do Dia se debateu a situação de prisão do Sr. Gilber Caro, Deputado suplente da República Bolivariana da Venezuela, que segundo os legisladores Dennis Fernández e Lawrence Castro, se configura como uma prisão e persecução política, o qual foi questionado pelo Parlamentar oficialista Yul Jabour. Finalmente, a Proposta não foi aprovada por falta de quórum.


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.

Revista Diálogos do Sul

LEIA tAMBÉM

Genocídio e genocidas um tema do presente, passado e futuro
Genocídio e genocidas: um tema do presente, passado e futuro
Dina Boluarte - desqualificada para governar, expert em obstruir a justiça
Dina Boluarte: desqualificada para governar, expert em obstruir a justiça
Chile processa general que “facilitou” crimes de policiais durante protestos de 2019
Chile processa general que “facilitou” crimes de policiais durante protestos de 2019
Espanha deve pedir perdão ao México e abandonar desmemoria, afirma historiador
“Espanha deve pedir perdão ao México e abandonar desmemória”, afirma historiador