Pesquisar
Pesquisar

Pelo Tombamento de Área Natural Serra da Mantiqueira Paulista

João Baptista Pimentel Neto

Tradução:

mantiqueira3Este abaixo-assinado busca a proteção da Serra da Mantiqueira, que se encontra degradada pela mineração, especulação imobiliária, uso insustentável da terra, queimadas, turismo predatório, erosão e sérios problemas com o lixo.

As matas que restaram na Serra da Mantiqueira é que garantem grande parte da água que o Rio de Janeiro e o Vale do Paraíba usam para beber e abastecer suas indústrias. Destruir essas matas levará fatalmente a uma crise ainda maior de abastecimento.

Há uma proposta científica de conservação desse patrimônio natural e cultural único do Brasil, ligando por um corredor ecológico de 45 mil hectares, o Parque Nacional do Itatiaia ao Parque Estadual de Campos do Jordão.

Para isso foi proposto pela sociedade civil o Tombamento dessa área, cujo pedido está sendo analisado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico da Secretaria Estadual de Cultura. (Tombamento é o reconhecimento de uma área como patrimônio coletivo que precisa ser protegido pelo estado).

mantiqueira-viva2Enquanto isso, o governo do estado está articulando para que esse Conselho arquive o pedido de abertura desse estudo, porque ele indicará a necessidade de maior proteção da Serra da Mantiqueira , contrariando interesses privados e de prefeituras.

É preciso que o governo do estado entenda que há limites para o pouco caso com que vem tratando a serra da Mantiqueira e que tenha a grandeza de sobrepor os interesses coletivos aos interesses de setores privados da economia e as suas conveniências politicas.

Não aceitamos que interesses eleitoreiros e particulares se sobreponham ao interesse coletivo levando à destruição desse patrimônio ambiental e cultural único do estado

Este abaixo assinado tem o papel de fazer pressão e exigir do governo do estado uma ação responsável, capaz de valorizar a vida natural e cultural desse magnifico monumento de importância mundial

É hora de exercermos juntos e com firmeza nossa cidadania

CLIC AQUI e assine agora esta petição


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.
João Baptista Pimentel Neto Jornalista e editor da Diálogos Do Sul.

LEIA tAMBÉM

Petro-Colombia
Petro reage a ataques de guerrilheiros contrários ao acordo de paz: "Não toleraremos"
Milei
"Barbárie" e "desequilíbrio emocional": Petro e Fernández criticam nova selvageria de Milei
José Raúl Mulino
Eleição no Panamá simboliza crise sistêmica que atinge democracia "representativa"
Vox-Abascal-Milei
Xenofobia e delírios ultradireitistas: Vox reúne asseclas em Madri