Pesquisar
Pesquisar

Pepe Escobar: Enquanto pregavam liberdade, EUA armavam jihadistas no Afeganistão

O Império armou os jihadistas com mísseis para derrubar helicópteros e destruir tanques soviéticos
Pepe Escobar
Diálogos do Sul Global
São Paulo (SP)

Tradução:

Os rostos mostram cansaço: não sugerem vingança. Mostram humildade e até comiseração, piedade – imagem espelhada do quadro, na parede, de um clérigo abençoando um guerreiro.

Têm NADA a ver com 11/9 de há quase 20 anos. Mas foram humilhados e re-humilhados, vezes sem conta, pelos estrangeiros invasores. Agora, conseguiram. Derrotaram os invasores – e os colaboradores. Eles derrotaram o Império.

Prestem atenção à História.

No final dos anos 1970s, o Império – via Brzezinski – inventou uma jihad islâmica que derrubou um governo afegão de pensamento socialista e derrotou a URSS, que tentava resgatar aquele governo.

O Império armou os jihadistas com mísseis para derrubar helicópteros e destruir tanques soviéticos. 

O Império financiou os jihadistas, porque o governo pró-URSS, dentre outras coisas, permitia que as mulheres afegãs frequentassem a universidade.

Assim sendo, não me venham com esse lixo woke [1] sobre o destino das mulheres no Afeganistão. Sei o que era Cabul em 1977 (a universidade era então a 12ª melhor do mundo) quando tentei chegar até lá por terra, saído de Londres (terminei na fronteira turco-iraniana, mas essa é outra história).

O Império armou os jihadistas com mísseis para derrubar helicópteros e destruir tanques soviéticos

Reprodução
Os rostos mostram cansaço: não sugerem vingança. Mostram humildade e até comiseração, piedade.

O Império INVENTOU al-Qaeda para combater a URSS – e na sequência culpou a al-Qaeda pelo 11/9 (sem qualquer prova de coisa alguma).

O bombardeio e a invasão do Afeganistão foram decididos MUITO ANTES do 11/9. E foram encenados para desviar todas as atenções e impedir qualquer investigação REAL dos eventos do 11/9.

Desde o final dos anos 1990s, trabalho sem parar para documentar todo esse processo. Viajei por todo o Paquistão, pelas áreas tribais e pelo Afeganistão. Escrevi incontáveis ensaios, incluídos em muitos dos meus livros.

Sobre o tema:
Talibã foi patrocinado pela CIA na Guerra Fria e hoje tomou poder no Afeganistão

A volta do cipó de aroeira sobre o lombo de quem mandou bater é foda. Quase 20 anos depois do 11/9 prevalece o Ouroboro – a cobra que come o próprio rabo. O Imperador está nu.*******

[1] Woke é palavra sem tradução ao português e, de fato, sem tradução ‘automática’ para uma infinidade de línguas, sempre incluindo a ‘arapuca’ do falso cognato, nesse caso cognato ideológico (além de falso). Pode ser semitraduzida como o particípio passado do verbo (ing.) to wake; em port. “despertar”, com particípio passado “desperto”, “acordado”. Com alguma irresponsável e pirada licença poética, tem sido traduzida como “movimento dos [únicos] que sabem” ou “movimento dos [únicos] que veem”. Nesse sentido, porque dá nome a um movimento que reivindica para si uma alardeada única ‘certeza’ e superior ‘verdade’ – que apaga e faz esquecer a luta de classes –, “woke” é expressão fascistizante, e os movimentos “woke” são movimentos de fascistização [NTs].


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na Tv Diálogos do Sul

   

Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.

Pepe Escobar Pepe Escobar é um jornalista investigativo independente brasileiro, especialista em análises geopolíticas e Oriente Médio.

LEIA tAMBÉM

Genocídio e genocidas um tema do presente, passado e futuro
Genocídio e genocidas: um tema do presente, passado e futuro
Dina Boluarte - desqualificada para governar, expert em obstruir a justiça
Dina Boluarte: desqualificada para governar, expert em obstruir a justiça
Chile processa general que “facilitou” crimes de policiais durante protestos de 2019
Chile processa general que “facilitou” crimes de policiais durante protestos de 2019
Espanha deve pedir perdão ao México e abandonar desmemoria, afirma historiador
“Espanha deve pedir perdão ao México e abandonar desmemória”, afirma historiador