Pesquisar
Pesquisar

“População brasileira está empobrecendo cada vez mais, o que é assustador”

Em sua coluna semanal na TV Diálogos do Sul, o professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Cláudio di Mauro critica situação econômica do país

Mariane Barbosa
Diálogos do Sul Global
São Paulo (SP)

Tradução:

Em sua última visita à capital paulista, o professor de geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Cláudio di Mauro levou para casa uma reflexão sobre a quantidade imensa de desabrigados no centro de São Paulo.

Em vídeo para a TV Diálogos do Sul, o professor avaliou a situação desesperadora em que vivem hoje mulheres, homens e crianças: “a população brasileira está empobrecendo cada vez mais, isso é assustador. E o pior é que não se percebe através dos governantes que, ainda que tenhamos uma visão capitalista, dividida em classes, precisamos ser uma sociedade civil-organizada e capaz de lutar”.

Em sua coluna semanal na TV Diálogos do Sul, o professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Cláudio di Mauro critica situação econômica do país

Reprodução
"Ainda que não se mude o sistema, que tenhamos condições de permitir que o sofrimento humano seja menor.”

Di Mauro explica que é através da sociedade civil que temos a garantia de direitos sociais fundamentais. “Quando não temos uma sociedade civil organizada e lutando, as desigualdades sociais, que embora sejam inerentes ao sistema capitalista, ficam impossíveis de serem enfrentadas.”

“É indispensável que a sociedade brasileira se organize, participe dos movimentos sociais ativamente para não permitir que as perdas dos direitos tragam consequências tão desastrosas”, diz o professor. “Que nós possamos integrar cada vez mais as forças democráticas do nosso país. Ainda que não se mude o sistema, que tenhamos condições de permitir que o sofrimento humano seja menor.”

Confira o vídeo completo em nosso canal do YouTube:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul Global.

Mariane Barbosa

LEIA tAMBÉM

Rakevet - gaza
“Rakevet”… o crime encoberto sob a terra
Fernando Collor e a cor do privilégio a justiça e a mídia reconhecem “os seus”
Fernando Collor e a cor do privilégio: a justiça e a mídia reconhecem “os seus”
210 jornalistas exterminados em Gaza não há liberdade de imprensa sob ocupação e genocídio
210 jornalistas exterminados em Gaza: não há liberdade de imprensa sob ocupação e genocídio
Omissão perante Gaza é vergonha que perseguirá humanidade para sempre
Omissão perante Gaza é vergonha que perseguirá humanidade para sempre