Pesquisar
Pesquisar

Precisamos resistir a esse sistema que nos divide para governar, diz filha de Víctor Jara

“Seria presunção dizer que passei a vida lutando, mas levo uma vida inteira com a consciência clara de que não se pode deixar de lutar”

Redação Diálogos do Sul
Diálogos do Sul Global
São Paulo (SP)

Tradução:

30c571e5 0d9b 4255 b47c 346b466232e1* Atualizado em 31/08/2023 às 12h10.

O mês de setembro, coincidentemente, marca dois aniversários do cantor, professor e poeta Victor Jara: O de nascimento e morte, em 1932. 

Para rememorar esse personagem tão icônico da história chilena, o músico e ativista cultural Danilo Nunes em 2017 recebeu sua filha, Amanda Jara, que administra a fundação com o nome do músico, para falar sobre a resistência na América Latina.

“Os povos precisam se unir para lutar porque existe uma oligarquia econômica que  possui sempre o afã de depredar a nossa terra. Precisamos resistir a esse sistema que nos divide para governar”, defende Amanda, que tinha apenas oito anos quando perdeu o pai para a ditadura militar no Chile.

“Seria presunção dizer que passei a vida lutando, mas levo uma vida inteira com a consciência clara de que não se pode deixar de lutar”

Fundacion Victor Jara
Amanda Jara: "O momento de destruição chegou num nível tão grande, mas tão grande, que os povos estão acordando e se ‘irmanando’”

Questionada sobre o fato de que, de tempos em tempos, a América Latina vive uma espécie de “círculo de ódio”, Amanda ressaltou a importância da resistência chilena nos últimos anos e fez um apelo por união no continente.

Leia também: Como Paulo Freire, voz de Victor Jara vai continuar ecoando em defesa aos direitos humanos

“É um momento de união e resistência, porque o momento de destruição chegou num nível tão grande, mas tão grande, que os povos estão acordando e se ‘irmanando’”, explica e acrescenta que “seria uma presunção dizer que passei a vida lutando, mas levo uma vida inteira com a consciência clara de que não se pode deixar de lutar”, diz.

Confira:

Danilo Nunes | Músico, ator, historiador e pesquisador de cultura popular brasileira e latino-americana.


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.

8dd25704 b0e3 4ee7 a4c6 a90c07f00836


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul Global.

LEIA tAMBÉM

Cuba, 64 anos de bloqueio Pt
Cuba, 64 anos de bloqueio | Pt. 1: A engenharia de asfixia imposta pelos EUA pré-1962
Não vamos nos render’ Cuba anuncia medidas frente a dramático novo bloqueio dos EUA
‘Não vamos nos render’: Cuba anuncia medidas frente a brutal novo bloqueio dos EUA
Xi e Putin reafirmam apoio a Cuba e Venezuela em meio às pressões dos EUA a
Xi e Putin reafirmam apoio a Cuba e Venezuela em meio às pressões dos EUA
EUA x Venezuela é para roubar petróleo — mas também para destruir o chavismo
Chavismo: um obstáculo aos planos de Trump para o petróleo venezuelano