Pesquisar
Pesquisar

Bolsonaro trata as Forças Armadas como se fossem “um brinquedo particular”, diz Associação Brasileira de Imprensa

Em nota, presidente da entidade classifica atitude do presidente brasileiro como “obsessão autoritária” e faz um alerta: “perderão o respeito da sociedade"
Redação Diálogos do Sul
Diálogos do Sul
São Paulo (SP)

Tradução:

Após o desfile de carros militares na Esplanada dos Ministérios nesta terça-feira (10), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) criticou o envolvimento das Forças Armadas com a “obsessão autoritária” de Jair Bolsonaro para intimidar os deputados a aprovarem a volta do voto impresso nas eleições.

A nota, assinada pelo presidente da entidade, Paulo Jeronimo, diz ser inaceitável que a instituição se permita passar por esse vexame com Bolsonaro, que as trata como um “brinquedinho”. 

“Se a razão de aceitarem essa situação é o fato de receberem milhares de cargos no governo […] perderão o respeito da sociedade.”

Confira a íntegra do documento:

Em nota, presidente da entidade classifica atitude do presidente brasileiro como “obsessão autoritária” e faz um alerta: “perderão o respeito da sociedade"

Palácio do Planalto
Jair Bolsonaro assiste o desfile de carros militares na Esplanada dos Ministérios nesta terça-feira (10).

Numa tentativa de intimidar os deputados para aprovarem a volta do voto impresso nas eleições, a sua atual obsessão autoritária, o presidente Jair Bolsonaro levou à Esplanada dos Ministérios um comboio com carros blindados. A justificativa estapafúrdia para o disparate foi a entrega ao presidente – pela caravana de tanques de guerra e veículos lança-mísseis! – de um convite para que assistisse a um exercício de manobras militares, realizadas desde 1988, sem nenhum exibicionismo bélico, depois de passar diante do Congresso e do Supremo Tribunal Federal.

É inaceitável que as Forças Armadas – instituições que devem ser preservadas – se deixem aviltar por Bolsonaro, que as trata como brinquedinho seu. Se a razão de aceitarem essa situação é o fato de receberem milhares de cargos no governo, fartas vantagens materiais e oportunidades de negócios para seus integrantes, perderão o respeito da sociedade.

É bom que os militares profissionais, honestos e bem-intencionados, pensem nisso.

A ABI, ao longo de seus 113 anos de existência, sempre esteve nas mais importantes lutas do povo. Foi assim nas batalhas pela democracia, na criação da Petrobrás, nos embates contra a ditadura, na campanha das Diretas Já e na defesa do impeachment de Collor.

Mantendo a coerência, hoje nossa instituição se soma a milhões de brasileiros e, com eles, diz em alto e bom som: “Fora Bolsonaro”.

Paulo Jeronimo, presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI)


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na Tv Diálogos do Sul

   

Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Redação Diálogos do Sul

LEIA tAMBÉM

Brasil_histpria_quarteladas
Frei Betto | História do Brasil é marcada por quarteladas; impunidade ameaça futuro
Ditadura_corrupação_assassinatos
Ditadura no Brasil criou sistema de corrupção e assassinatos que se retroalimentava
1964_Quadrinhos_Ditadura_Militar
1964: como quadrinhos educam sobre história, heróis e algozes da ditadura militar
60 anos golpe militar - terrorismo de Estado
60 anos do golpe: terrorismo de Estado deve ser lembrado (e repudiado!) para que não se repita