UOL - O melhor conteúdo
Pesquisar
Pesquisar

Reativação da Copppal na América Latina é marcada por rechaço ao bloqueio contra Cuba

Através da Declaração de Manágua, organização condenou obstrução imposta há quase seis décadas pelos Estados Unidos
Redação Prensa Latina
Prensa Latina
Manágua

Tradução:

O apelo para reativar o protagonismo da Conferência Permanente de Partidos Políticos de América Latina (Copppal), que celebrou sua XXXVII Reunião Plenária nesta capital, marcou o noticiário durante a semana. 

A eleição do presidente do mexicano Partido Revolucionário Institucional (PRI), Alejandro Moreno, para encabeçar o fórum político durante os próximos três anos foi resultado de uma candidatura única conseguida por consenso, processo que refletiu a forma que a organização pode buscar a unidade na diversidade. 

Continua após o anúncio

Além de refleti-lo em uma resolução específica, a Copppal, através da Declaração de Manágua emitido no encerramento de quatro jornadas de trabalho, condenou e rechaçou o bloqueio imposto há quase seis décadas pelos Estados Unidos a Cuba. 

O documento de 17 pontos condenou a ofensiva do governo de Donald Trump contra Cuba ao endurecer o que qualificou de injusto e desumano bloqueio.

Continua após o anúncio

Também se pronunciou contra as tentativas desestabilizadoras da Casa Branca na Nicarágua e na Venezuela.

Ao mesmo tempo recordou a contraofensiva (das forças da direita continental) “que perpetrou golpes parlamentares, judiciais e cívico-militares que destituíram Manuel Zelaya em Honduras, Fernando Lugo no Paraguai, Dilma Rousseff no Brasil e forçaram a recente renúncia de Evo Morales na Bolívia.

Copppal rechaçou também de maneira total a intervenção estrangeira na região assim como qualquer tentativa de desestabilização apoiado por grupos econômicos, meios de comunicação e o uso arbitrário de setores do poder judicial, a fim de impor o neoliberalismo. 

Continua após o anúncio

A América Latina e o Caribe estão em disputa, as imensas maiores dos povos levantam sua voz, manifestando-se nas ruas, reclamando justiça social, mudanças nos sistemas políticos, e uma distribuição mais equitativa da riqueza gerada pela nossa terra e pela nossa gente, afirma outro dos pontos do documento. 

A Declaração de  Manágua proclamou que ao se cumprir 40 anos de sua fundação, os princípios básicos que deram origem à Copppal, a luta pela liberdade, a igualdade, a distribuição equitativa da riqueza, a independência definitiva e a integração de nossos povos continuam vigentes e se projetam para o futuro. 

Estes tempos requerem uma refundação da Copppal, assegurou o magistrado nicaraguense Francisco Rosales. Na sessão de abertura do segmento principal do encontro, Rosales transmitiu a saudação do presidente nicaraguense Daniel Ortega aos delegados de 28 países do subcontinente que representam 60 organizações. 

Buscamos a unidade na diversidade, mas a partir de pontos essenciais como a autodeterminação, soberania e independência, pontos cardiais da declaração Oaxaca, ponto fundacional da Copppal em outubro de 1979, comentou Rosales. 

Continua após o anúncio

O reposicionamento da direita no nível latino-americano e mundial é real, não é uma enteléquia e portanto é necessário buscar uma Copppal que possa enfrentar esse desafio. 

Rosales insistiu em que não basta falar de democracia como uma ficção, mas vê-la através da participação cidadã e da busca de uma verdadeira justiça social. 

Destacou também o papel importante desempenhado pelo representante do Partido Comunista de Cuba (PCC), Ángel Arzuaga e citou o trabalho aglutinador na busca do consenso realizada junto ao PCC pelo Partido Revolucionário Institucional (PRI), que assumiu a presidência da Copppal, o partido Socialista Unido da Venezuela e o anfitrião, a Frente Sandisnista de Libertação Nacional. 

O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, al intervir na sessão de encerramento do evento apelou para a reanimação também da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), um marco na integração regional que por primeira vez agrupou os países do subcontinente fora da égide de Washington.

**Tradução: Beatriz Cannabrava

***Prensa Latina, especial para Diálogos do Sul — Direitos reservados.

Veja também


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul Global.

Redação Prensa Latina

LEIA tAMBÉM

México no Brics como tarifas de Trump impulsionam nova expansão do bloco
México no Brics: como tarifas de Trump impulsionam nova expansão do bloco
Denúncias de fraude eleitoral no Equador levantam alertas sobre ruptura democrática com vitória de Noboa (1)
Denúncias de fraude eleitoral no Equador levantam alertas sobre ruptura democrática com vitória de Noboa
Equador Luisa González disputa 2º turno sob risco de vida, com novo apoio e líder nas pesquisas
Equador: Luisa González disputa 2º turno sob risco de vida, com novo apoio e líder nas pesquisas
Sem vergonha, mas com pesar, preciso dizer que erramos - editorial (3)
Editorial | Sem vergonha, mas com pesar, preciso dizer que erramos