Pesquisar
Pesquisar

Requião denuncia que Mesa do Senado blinda a Globo

João Baptista Pimentel Neto

Tradução:

roberto-requiao-Valter-Campanato-Agencia-BrasilO senador Roberto Requião fez nesta quarta-feira de cinzas (5) um duríssimo pronunciamento contra” as ações evasivas, protelatórias e desrespeitosas” da mesa do Senado e do Governo Federal, que estão tergiversando para responder pedidos de informações que envolvem a T V Globo, protocolados por ele. 

Requião relembrou que há quatro meses busca informações oficiais sobre dívidas, multas e empréstimos às Organizações Globo, “mas tudo é feito na medida para proteger a empresa “. 

O senador descreveu “os caminhos tortuosos” que percorreram os seus pedidos de informações aos Ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento Econômico. Inicialmente enviados à decisão do plenário, tiveram o despacho alterado e remetidos à Comissão de Constituição e Justiça, para nova tramitação.

Já os pedidos que fez ao Ministério da Fazenda, com base na Lei da Transparência, não foram respondidos sobre a alegação que as informações estão protegidos pelo sigilo fiscal. “Ora, eu fui claro ao fazer o requerimento: eu só pedi dados não protegidos por sigilo. Mesmo assim, o ministro da Fazenda se nega dar as informações”. 

charge-bessinha_dilma-salva-a-globoRequião considerou ainda desrespeitosa a reposta do ministro da Fazenda, ao seu pedido de esclarecimento sobre as razões da elevação da participação do capital estrangeiro no Banco do Brasil: “Ele me manda perguntar ao Banco Central, que a decisão foi do Banco Central . Quer dizer que uma decisão crucial como esta passa ao largo do ministro da Fazenda, do Governo? Quer dizer que quem manda no Brasil é o Banco Central?”

O senador também considerou “um completo absurdo” a resposta do Ministério da Fazenda ao seu pedido de informação, com base na Lei da Transparência, sobre empréstimos do BNDES à Globo: “Disseram que não sabiam sobre o que eu fosse perguntar ao BNDES”.

Veja a seguir o pronunciamento do senador Roberto Requião.


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.
João Baptista Pimentel Neto Jornalista e editor da Diálogos Do Sul.

LEIA tAMBÉM

Carlos Rodríguez
"Milei provocou uma das recessões mais rápidas e profundas da história", diz ex-braço direito
Embajada_de_México_en_Ecuador
México pede medidas cautelares devido à invasão da embaixada em Quito e CIJ rejeita
Luis-Abinader
Reeleição de Abinader, na República Dominicana, deve piorar situação de haitianos
Javier_Milei
Milei bloqueia 5 mil ton de comida, deixa mais pobres com fome e inflama revolta na Argentina