“Ser essa terra: São Paulo cidade indígena” é a primeira exposição realizada pelo Memorial da Resistência de São Paulo sobre o tema e tem como recorte o território da cidade de São Paulo e a luta empreitada pelos diversos povos – originários, migrantes e seus herdeiros – pela própria existência.
Desenvolvida conjuntamente por mais de dez lideranças indígenas, conta com mediação curatorial de Daniel Kairoz e Marília Bonas e consultoria de Casé Angatu Xukuru Tupinambá.
MST.org
Exposição tem como recorte o território da cidade de São Paulo e a luta empreitada pelos diversos povos originários
A exposição traz depoimentos, imagens e objetos que revelam a experiência de ser essa cidade desconhecida por aqueles que apenas a habitam, como muitos de nós.
A exposição ficará em cartaz do dia 24 de novembro a 22 de abril de 2019, no 3º andar do edifício da Estação Pinacoteca/Memorial da Resistência. A entrada é gratuita.
Na abertura da exposição, no sábado, dia 24 de novembro, grupos Guarani Mbya, Kaimbé, Kariboka, Kariri-Xocó, Pankararu, Pankaré, Tupi-Guarani, Tupinambá e Wassu-Cocal realizarão coreografias rituais entre 11h e 17h, abertas ao público, na entrada do edifício da Estação Pinacoteca, ao lado da exposição de longa duração do Memorial da Resistência de São Paulo.