Pesquisar
Pesquisar

Snowden agradece ao presidente do Equador Rafael Correa

Revista Diálogos do Sul

Tradução:

Edward Snowden“Existem poucos líderes mundiais que arriscariam estar do lado dos direitos humanos de um individuo diante do governo mais poderoso do planeta, e a valentia do Equador e seu povo é um exemplo para o mundo.

Devo expressar meu profundo respeito por seus princípios e meu sincero agradecimento pela ação de seu governo ao considerar minha solicitação de asilo político.

O governo dos Estados Unidos montou o maior sistema de vigilância do mundo. Este sistema global afeta a toda vida humana vinculada à tecnologia; gravando, analisando ou submetendo a um julgamento secreto a cada membro do público internacional. Supõe uma grave violação de nossos direitos humanos universais quando um sistema político perpetua a espionagem automática, generalizado e sem garantias contra pessoas inocentes.

De acordo com essa crença, revelei este programa a meu país e ao mundo. Enquanto o público tem expressado apoio à luz que espalhei sobre este sistema secreto de injustiça, o governo dos Estados Unidos respondeu com uma caçada extrajudicial que me custou minha família, minha liberdade de movimento e meu direito a uma vida pacífica, sem medo de uma agressão ilegal.

Enquanto eu enfrento esta perseguição, tem ocorrido um silêncio por parte daqueles governos temerosos do governo estadunidense e suas ameaças.

Não obstante, o Equador, ergueu-se para defender o direito humano de pedir asilo. A ação decisiva de seu cônsul em Londres, Fidel Narváez, garantiu que meus direitos fossem protegidos durante minha saída de Hong Kong – Nunca eu poderia correr o risco de viajar sem isto.

Agora, como resultado, mantenho-me livre e capaz de publicar informação que sirva ao interesse público.

Sem me importar pelos dias que me restem de vida, me manterei dedicado a lutasr pela justiça em um mundo desigual. Se algum desses dias contribuir ao bem comum, o mundo deverá agradecer aos princípios do Equador.

Por favor, aceite minha gratidão, como representante de su Governo e do povo da República do Equador, bem como minha grande admiração pessoal por seu compromisso para fazer o que é correto antes que aquilo que gera recompensa”.

Edward Joseph Snowden


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.
Revista Diálogos do Sul

LEIA tAMBÉM

protestos-peru
Cleptocracia, ignarocracia, bufocracia: o declínio do substantivo "democracia" no Peru
Bolivia-guerra-hibrida-eua (1)
Guerra híbrida na Bolívia entra em nova fase e EUA querem "mudança de regime" até 2025
Petro-Colombia
Petro reage a ataques de guerrilheiros contrários ao acordo de paz: "Não toleraremos"
Milei
"Barbárie" e "desequilíbrio emocional": Petro e Fernández criticam nova selvageria de Milei