Pesquisar
Pesquisar

Trump decretou vitória, mas Isis se reergueu e se aproxima da Europa, alerta Rei da Jordânia

Monarca disse que maior preocupação é ter visto o restabelecimento e aumento do grupo terrorista islâmico ISIS, também conhecido como Daesh
Redação Sputnik Brasil
Sputnik Brasil
Rio de Janeiro (RJ)

Tradução:

O grupo terrorista Daesh (proibido na Rússia e em outros países) está novamente em ascensão no Oriente Médio, alertou o rei Abdullah, da Jordânia, acrescentando que “milhares” de combatentes se mudaram da Síria para a Líbia – aproximando todo o problema da Europa.

A revelação foi feita pelo rei durante uma entrevista exclusiva ao canal France 24, que foi ao ar nesta segunda-feira. O monarca disse que “sua maior preocupação é que vimos no ano passado o restabelecimento e o aumento do Daesh, não apenas no sul da Síria, mas também no oeste do Iraque”.

Monarca disse que maior preocupação é ter visto o restabelecimento e aumento do grupo terrorista islâmico ISIS, também conhecido como Daesh

Sputnik / Aleksei Nikolsky
Rei Abdullah

Ironicamente, a linha do tempo dada pelo rei Abdullah corresponde ao anúncio de uma vitória decisiva sobre o Daesh pelo presidente dos EUA, Donald Trump, que se elogiava repetidamente pela conquista no início de 2019. Após essa “vitória”, no entanto, o grupo terrorista aparentemente está se reerguendo.

Além disso, milhares de combatentes se mudaram da Síria para outro dos pontos terroristas da região, afirmou o rei da Jordânia, o que implica que eles foram capazes de viajar para lá pela Turquia. Esse fluxo de extremistas aproxima toda a bagunça do Oriente Médio da União Europeia (UE) – e o bloco deve lidar com isso o mais rápido possível.

Militantes de Daesh 

“Milhares de combatentes deixaram a cidade síria de Idlib através da fronteira norte e acabaram na Líbia. Isso é algo que nós da região, mas também nossos amigos europeus, teremos que abordar em 2020″, prosseguiu o monarca.

A entrevista vem antes da viagem do rei Abdullah pela UE, com o monarca agendado para iniciar conversações em Bruxelas, Estrasburgo e Paris ainda esta semana. A situação na Líbia – e a entrada de terroristas que o país devastado pela guerra enfrenta – estarão entre os principais tópicos de discussão com os líderes europeus.

“Do ponto de vista europeu, com a Líbia muito mais próxima da Europa, essa será uma discussão importante nos próximos dias”, completou Abdullah.

Veja também


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.

Redação Sputnik Brasil

LEIA tAMBÉM

Trump, nacionalismo branco e caos dos EUA para o mundo
Trump, nacionalismo branco e caos: dos EUA para o mundo
Imperialismo aposta em 3ª Guerra Mundial para tentar sobreviver
"Caixa de Pandora": 3ª Guerra Mundial é aposta do Imperialismo para tentar sobreviver
Comunidade internacional deve enfrentar EUA e cumprir decisão do TPI a Netanyahu
É hora de enfrentar EUA e fazer cumprir decisão do TPI contra Netanyahu
Com Trump, EUA vão retomar política de pressão máxima contra Cuba, diz analista político
Com Trump, EUA vão retomar política de "pressão máxima" contra Cuba, diz analista político