Pesquisar
Pesquisar

UFRB criará Comissão da Verdade

Revista Diálogos do Sul

Tradução:

Ditadura Nunca MaisA Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), após entendimento com a Comissão da Verdade da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), anunciou que vai criar uma Comissão da Verdade com os mesmos propósitos para auxiliar no avanço da interiorização da preservação da memória nacional.

Durante discurso de paraninfo, dirigido aos formandos de sete turmas diferentes da UFRB, em Cruz das Almas, no último dia 13, o presidente da Comissão da Verdade da Alba, deputado Marcelino Galo (PT), defendeu a criação da bancada na universidade. “Embora criada após a Ditadura Militar, a UFRB nasceu incorporando a Escola de Agronomia da UFBA, palco de inúmeros episódios de resistência à ditadura militar e de intensa violência do Estado, que atingiu os membros de sua comunidade”.

Segundo Marcelino Galo, nesta época, com a incorporação, a UFRB passou a ser responsável pela preservação da memória do período que se refere a servidores e estudantes. O parlamentar petista sugeriu que a universidade ajude a sistematizar os depoimentos e documentos para estabelecer a justiça e preservar a memória do país.


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.
Revista Diálogos do Sul

LEIA tAMBÉM

Gustavo Petro
Violação dos acordos de paz: entenda por que Petro vai denunciar a própria Colômbia na ONU
Haiti
Haiti: há pelo menos 20 anos comunidade internacional insiste no caminho errado. Qual o papel do Brasil?
Betty Mutesi
“Mulheres foram protagonistas na reconstrução da paz em Ruanda”, afirma ativista Betty Mutesi
Colombia-paz
Possível retomada de sequestros pelo ELN arrisca diálogos de paz na Colômbia