Pesquisar
Pesquisar

Venezuela e Colômbia fortalecem integração com novo acordo comercial

Nos últimos meses, Petro e Maduro tem reconstruído relações históricas e cooperação entre ambos os países após anos de hostilidades
Redação AbrilAbril
AbrilAbril
Lisboa

Tradução:

O encontro bilateral, que decorreu na Ponte Internacional Atanasio Girardot, na fronteira entre o departamento de Norte de Santander (Colômbia) e o estado de Táchira (Venezuela), reafirma o compromisso assumido pelos dois chefes de Estado de avançar para a normalização plena dos laços bilaterais.

A concretização do acordo de natureza comercial vai dar um novo impulso, a vários níveis, às relações entre ambos os países sul-americanos, que no passado dia 26 de agosto de 2022 reabriram oficialmente as fronteiras.

Reabertura de fronteira: Venezuela e Colômbia dão fim à diplomacia hostil de Iván Duque

“É um prazer estar aqui, nesta linha fronteiriça, que agora podemos atravessar sem grandes problemas. Estamos aqui a assinar um acordo parcial que é um passo mais de integração que nunca, na minha opinião, devia ter sido suspensa”, disse o presidente da Colômbia.

Além disso, refere a TeleSur, defendeu que as pontes entre os dois países se devem encher de comércio e se devem retirar as barreiras que ainda possam impedir essa atividade.

Nos últimos meses, Petro e Maduro tem reconstruído relações históricas e cooperação entre ambos os países após anos de hostilidades

Nicolás Maduro | Reprodução – Twitter
Nicolás Maduro propôs a criação de uma equipe econômica em que participem os governadores e autarquias da região fronteiriça

Petro disse ainda esperar que a raia não signifique separação entre os seres humanos, mas seja “a ponte comum que junta as pessoas que vivem aqui e lá, sem barreiras”.

Por sua vez, o presidente venezuelano destacou a importância de trilhar o caminho do reencontro entre ambos os países e afirmou que as relações bilaterais têm vindo a assumir uma nova dinâmica, a nível político, diplomático, econômico e comercial.

Nicolás Maduro propôs ainda a criação de uma equipe econômica em que participem os governadores e autarquias da região fronteiriça, com o intuito de projetar o que seria uma zona de desenvolvimento econômico entre o Norte de Santander e Táchira, que sirva para unir a imensa riqueza da fronteira comum.

Em comunicado, o executivo venezuelano afirma que os acordos assinados entre os dois países vizinhos nos últimos meses vão servir para acabar com as situações de pobreza e desemprego na região da fronteira, e vão promover a segurança num contexto de justiça social, a criação de emprego e a paz.

Gustavo Petro tomou posse como presidente da Colômbia em 7 de agosto de 2022. Desde então, no espaço de meio ano, o seu executivo e o de Nicolás Maduro conseguiram reconstruir relações históricas e de cooperação entre ambos os países, “ultrapassando quase sete anos de obscuridade e ausência de relações diplomáticas, económicas, comerciais e sociais”, aponta o texto.

Redação | Abril Abril


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na TV Diálogos do Sul


Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.

Redação AbrilAbril

LEIA tAMBÉM

Frei betto Gustavo Gutiérrez via os pobres como agentes da transformação histórica
Frei Betto | Gustavo Gutiérrez via os pobres como agentes de transformação histórica
Com anuência da comunidade internacional, República Dominicana inicia expulsão de 120 mil haitianos
Com anuência da comunidade internacional, República Dominicana inicia expulsão de 120 mil haitianos
Prefeito de esquerda reeleito com 70% no Chile é nome forte para presidência em 2025
Prefeito de esquerda reeleito com 70% no Chile é nome forte para presidência em 2025
Colômbia 5 pontos para entender por que processo contra Petro é ilegal e deve ser interrompido
5 pontos para entender por que processo contra Petro é ilegal e deve ser interrompido