Pesquisar
Pesquisar

Viviane Fecher lança “Onde a humanidade vence a barbárie"

Revista Diálogos do Sul

Tradução:

Núcleo Memória“Evento acontece dentro da programação do Sábado Resistente, no dia 27 de maio, às 14 horas, com entrada gratuita e terá participação da autora, Viviane Fecher, Ivan Seixas, Renan Quinalha e Inês Soares”.

No dia 27 de maio, o Memorial da Resistência, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realizará mais uma edição do Sábado Resistente, projeto realizado em parceria com o Núcleo de Preservação da Memória Política. O evento acontece às 14 horas e terá lançamento do livro “Onde a humanidade vence a barbárie – histórias de vida e direitos humanos no Memorial da Resistência”, de Viviane Fecher.

LivroA obra, que é fruto da dissertação de mestrado da autora, busca abordar aspectos da criação e implantação do Memorial da Resistência de São Paulo. Para tal, baseia-se em relatos de ex-presos políticos, que foram detidos ali quando o prédio era sede do Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops/SP), no período da ditadura civil-militar. Os mesmos ex-presos participaram, a partir de 2007, da transformação do espaço em um memorial.

O livro tem como objetivo a análise da relação entre a superação das violações de direitos humanos ali ocorridas com os esforços de reconstituição das experiências vividas pelos ex-presos no mesmo local.

PROGRAMAÇÃO

14h00 – Boas vindas – Kátia Felipini Neves / Memorial da Resistência de São Paulo.

14h10 – Coordenação – Ana Paula Brito / Núcleo de Preservação da Memória Política.

14h20 – Mesa Redonda.
16h10 – Debate.

Debatedores 

Viviane Fecher é advogada e mestre em Direitos Humanos pela Universidade de Brasília. Já recebeu uma indicação ao prêmio Jabuti, é coautora nas obras “Coleção Direitos Humanos”. Atuou na temática de Justiça de Transição no âmbito da Comissão de Anistia e na Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão.

Ivan Seixas é ex-preso político e conselheiro do Núcleo Memória. Foi coordenador da Comissão Estadual da Verdade Rubens Paiva e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Inês Virgínia Prado Soares é Procuradora Geral da República e doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua também como pesquisadora e co-líder do Grupo de Pesquisa Arqueologia da Resistência da Universidade de Campinas – Unicamp.

Renan Quinalha é advogado, ativista de direitos humanos, com mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo – USP, e autor do livro “Justiça de Transição: contornos do conceito”. É membro da diretoria do Grupo de Estudos sobre Internacionalização do Direito e Justiça de Transição – IDEJUST, do Conselho de Orientação Cultural do Memorial da Resistência e foi assessor da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva”.

SERVIÇO

Memorial da Resistência de São Paulo
Endereço: Largo General Osório, 66 – Luz – Auditório Vitae – 5º andar
Telefone: (011) 3335-4990/ faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças)
Entrada Gratuita

Mais informações à imprensa

Memorial da Resistência de São Paulo
Kátia Felipini Neves (11) 3335.4990 | kneves@memorialdaresistenciasp.org.br
 
Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa
Gisele Turteltaub (11) 3339-8162 | gisele@sp.gov.br 
Viviane Ferreira (11) 3339-8243 | viferreira@sp.gov.br


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.

LEIA tAMBÉM

Hugo_Chávez_Venezuela (1)
70 anos de Hugo Chávez: a homenagem venezuelana e a emancipação da Pátria de Bolívar
Maduro_Venezuela (2)
Maduro encerra campanha com “mar de gente” e anúncio de diálogo nacional para 29/07
Inácio_da_Costa_atentado_Venezuela (2)
Deputado da oposição Inácio da Costa escapa por pouco de atentado mortal na Venezuela
Yamandú_Orsi_Pepe_Mujica_Uruguai
Esquerda caminha para retomar progressismo no Uruguai após desmonte de Lacalle Pou