Pesquisar
Pesquisar

Winston Orrillo lança 3ª edição de “Martí/ Mariátegui. Literatura, Inteligencia y Revolución en América Latina”

Winston Orrillo

Tradução:

Winston Orrillo, colaborador de  Diálogos do Sul
Winston Orrillo, colaborador de Diálogos do Sul

Livro é um trabalho de análise do papel do escritor em nossas dolorosas repúblicas americanas.

Na terça-feira, 2 de Julho, às 19:00 h, na Casa Museu José Carlos Mariátegui, situada em Washington, 1946 – Lima, será lançada a 3ª edição internacional, publicada pelo  Centro de Estudos Martianos de Cuba, conjuntamente com a Casa de Nossa América José Martí da República Bolivariana da Venezuela, do celebrado livro de Winston Orrillo: “Martí/Mariátegui. Literatura, Inteligencia y Revolución en América Latina”
Esta obra constitui a tese de doutorado em Literatura apresentada pelo autor à Faculdade de Letras da Universidad Nacional Mayor de San Marcos, e que também teve um reconhecimento especial do Júri do Concurso Casa de las Américas, de Cuba, que recomendou sua publicação “por ser de caráter literário-político” e que, “por seu enfoque …merece ser conhecido pelos escritores de Nossa América, sobre ao quais seu influxo deve ser positivo”-
O volume, que teve duas edições locais, a primeira do próprio autor, em 1989, como homenagem ao XXX Aniversário da Revolução Cubana, e a segunda, lançada pelo Fundo Editorial da começa a percorrer a América Latina, por obra do trabalho conjunto de dois países de vanguarda de nosso continente: Cuba – Primeiro Território Livre na América – e República Bolivariana da Venezuela.
O livro é um trabalho de análise do papel do escritor em nossas dolorosas repúblicas americanas (Martí dixit), a partir do enfoque, assombrosamente paralelo (descoberta do autor) de José Martí e José Carlos Mariátegui.
O texto será apresentado pelo Decano da Faculdade de Letras, Dr. Raymundo Prado; pelo Ministro Conselheiro da Embaixada de Cuba no Peru, Pavel Diaz; por Pedro Lovatón, Chefe do Departamento de Comunicação Social da Faculdade, pelo catedrático de Comunicação, doutor Gorki Tapia e pelo cineasta Federico García.
O autor do livro, Winston Orrillo, é Doutor em Letras por San Marcos e Professor Principal. Foi Diretor da Escola de Comunicação e também Chefe do Departamento Acadêmico de Comunicação. É escritor, jornalista profissional colegiado. Ganhou os prêmios “O Poeta Jovem do Peru” e o Nacional de Cultura na especialidade de Jornalismo. Suas obras – 20 livros de poemas, 10 de ensaios de temas político-literários e 3 de contos foram parcialmente traduzidos para o inglês, francês, italiano, romeno, russo, búlgaro e coreano. Foi integrante do júri do Concurso Casa de las Américas e do Concurso Nacional de Cultura do Panamá. Tem atuado como professor visitante em varias universidades de nosso Continente.
 


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.
Winston Orrillo

LEIA tAMBÉM

protestos-peru
Cleptocracia, ignarocracia, bufocracia: o declínio do substantivo "democracia" no Peru
Bolivia-guerra-hibrida-eua (1)
Guerra híbrida na Bolívia entra em nova fase e EUA querem "mudança de regime" até 2025
Petro-Colombia
Petro reage a ataques de guerrilheiros contrários ao acordo de paz: "Não toleraremos"
Milei
"Barbárie" e "desequilíbrio emocional": Petro e Fernández criticam nova selvageria de Milei