Conteúdo da página
ToggleUm incêndio que atinge os tanques petroleiros de uma refinaria na província de Matanzas, em Cuba, entrou no 4º dia consecutivo nesta segunda-feira (08). Com auxílio técnico internacional enviado pelos governos da Venezuela e do México, o país segue combatendo as chamas que alcançaram na noite deste domingo (07) o terceiro tanque das instalações.
O fogo começou na noite da última sexta-feira (5) após um raio atingir um dos oito tanques de armazenamento da refinaria. No sábado (06), as chamas se espalharam para outro compartimento petroleiro que estava ocupado com sua capacidade máxima, causando uma explosão que deixou uma pessoa morta e 121 feridas.
Assista a TV Diálogos do Sul
Na manhã desta segunda, o governador de Matanzas, Mario Sabines, confirmou que o incêndio havia atingido três tanques das instalações e disse que a fumaça liberada pela queima do combustível reduz a visibilidade, comprometendo a ação dos bombeiros.
“Agora, com um pouco mais de claridade, podemos confirmar que o risco que havíamos anunciado ocorreu e o terceiro tanque está em chamas. O que aconteceu foi que o combustível do tanque número dois transbordou e aumentou as áreas de incêndio”, disse Sabines.
Após a confirmação, o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, afirmou que o governo está “avaliando estratégias para as próximas horas, pois é um dia crucial, decisivo”.
Cubadebate
Grupo de Médicos Brasileiros Graduados em Cuba iniciou uma campanha de arrecadação para enviar medicamentos ao país
Ação imediata
Desde as primeiras horas do incidente, o governo cubano atua para evitar que a população local seja afetada pelo fogo. Mais de 1,3 mil pessoas foram evacuadas da região e as autoridades de saúde de Matanzas monitoram casos de emergências respiratórias que podem surgir por conta da grande quantidade de fumaça emitida pelo fogo.
A Força Aérea do país também trabalha no combate ao incêndio utilizando aeronaves para despejar água sobre as extremidades dos focos e evitar que as chamas se espalhem.
?Actualmente existe poca visibilidad por el humo que rodea a la Zona Industrial, producto del incendio en las áreas aledañas, tras el derramamiento de combustible de los tanques colapsados, afirma el Gobernador.
— Presidencia Cuba ?? (@PresidenciaCuba) August 8, 2022
Ajuda internacional
Uma equipe técnica enviada pelo governo da Venezuela chegou a Cuba na noite de sábado para auxiliar o trabalho das autoridades cubanas. A missão foi coordenada pela estatal petroleira venezuelana PDVSA e é formada por 35 bombeiros especializados e 20 toneladas de insumos para conter as chamas, como pós químicos e espuma.
O governo do México também enviou uma equipe formada por 60 militares e 16 técnicos especializados para prestar assistência aos profissionais cubanos.
Na tarde de domingo, equipes cubanas, venezuelanas e mexicanas conseguiram apagar o fogo que atingia o primeiro tanque que iniciou o incêndio.
Emociona el entrañable mensaje del ministro @TareckPSUV, anunciando la salida para #Cuba de un grupo de bomberos y expertos de @PDVSA. Gracias al hermano @NicolásMaduro y al noble pueblo de #Venezuela por el apoyo. #FuerzaMatanzas https://t.co/04Qy2k2Z07
— Miguel Díaz-Canel Bermúdez (@DiazCanelB) August 7, 2022
O presidente de Cuba confirmou que, além da Venezuela e do México, os governos de Rússia, Nicarágua, Argentina e Chile “ofereceram ajuda material solidária diante desta complexa situação”. Ainda segundo Díaz-Canel, os EUA ofereceram “assessoria técnica” à ilha.
No Brasil, o Grupo de Médicos Brasileiros Graduados em Cuba iniciou uma campanha de arrecadação para enviar medicamentos ao país que auxiliem no tratamento de feridos pelo incêndio.
Lucas Estanislau | Brasil de Fato | Caracas (Venezuela)
Edição: Rodrigo Durão Coelho
As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul
Assista na TV Diálogos do Sul
Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.
A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.
Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:
-
PIX CNPJ: 58.726.829/0001-56
- Cartão de crédito no Catarse: acesse aqui
- Boleto: acesse aqui
- Assinatura pelo Paypal: acesse aqui
- Transferência bancária
Nova Sociedade
Banco Itaú
Agência – 0713
Conta Corrente – 24192-5
CNPJ: 58726829/0001-56
Por favor, enviar o comprovante para o e-mail: assinaturas@websul.org.br