Conteúdo da página
ToggleO jornalista e editor da Revista Diálogos do Sul, Paulo Cannabrava Filho, lança neste sábado (10), o livro “A Nova Roma: Como os Estados Unidos se Transformam numa Washington Imperial através da Exploração da Fé Religiosa”. O evento será na livraria Cabeceira, em São Paulo, a partir das 16h.
Na nova obra, publicada pela editora Appris, Cannabrava expõe o uso da religião na estratégia de dominação e captura do poder, enfatizando como, no construir da hegemonia, os EUA foram se sobrepondo à Igreja de Roma e se constituindo como uma Nova Roma, Imperial, com sede em Washington.
Tarso Genro: É uma honra apresentar a obra de Paulo Cannabrava, “A Nova Roma”
Na ótica do escritor, os métodos não mudam, aperfeiçoam-se, no uso da boa-fé do crente para dominá-lo, explorá-lo e expandir a hegemonia do novo império. Já não é mais a Igreja dos Papas e das paróquias, são agora miríades de pequenos “templos” de centenas de denominações de Igrejas que têm a Bíblia – transformada em arma para combater ideologias – como a Palavra de Deus.
Editoria Appris
Paulo Cannabrava Filho é autor de "No Olho do Furacão – América Latina nos anos 60/70" e "Chile: Anatomia de um Golpe"
Vida e olhar atentos à América Latina
Paulo Cannabrava Filho nasceu em 1936 e iniciou no Jornalismo em 1957. Foi repórter nos principais jornais de São Paulo e Rio de Janeiro. Sensível às questões sociais, aliou o jornalismo à militância política. Em 1968, deixou o país para escapar da repressão. Acompanhou processos revolucionários em seus êxitos e fracassos, assim como o surgimento de ditaduras repressivas e regressivas nos países de Nossa América.
Integrou a equipe da Cadernos do Terceiro Mundo desde a fundação (1975) até a extinção (2015). Hoje, dirige a revista virtual Diálogos do Sul, continuidade da Cadernos. Seus livros refletem a realidade de povos explorados e em luta, com a emoção de quem estava lá: Militarismo e Imperialismo in Brasile (1969); Breve storia della politica di aggressione USA in America (1975); Sulla Strada di Sandino – Nicaragua 1978 (Jaca Book, Milano, 1978); Militarismo e Imperialismo em el Brasil (Tiempo Contemporáneo, Buenos Aires, 1970); Chile: Anatomia de um Golpe (Editorial Horizonte, 1974); Em el Ojo de la Tormenta – América Latina en los años 60/70 (Plaza y Valdez, México/Espanha, 2003); No Olho do Furacão – América Latina nos anos 60/70 (Cortez, São Paulo, 2003); A Governabilidade Impossível – Reflexões sobre a partidocracia brasileira (2018) e Resistência e Anistia – a história contada por seus protagonistas (Alameda, 2020).
Anote na agenda
– Quando: 10 de dezembro de 2022, sábado, às 16h
– Onde: Livraria Cabeceira – Praça Alfredo Weiszflog, 38, Vila Romana, São Paulo (SP).
Adquira seu exemplar de “A Nova Roma: Como os Estados Unidos se Transformam numa Washington Imperial através da Exploração da Fé Relisiosa” no site da editora Appris, clicando aqui.
Redação | Diálogos do Sul
As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul
Assista na TV Diálogos do Sul
Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.
A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.
Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:
-
PIX CNPJ: 58.726.829/0001-56
- Cartão de crédito no Catarse: acesse aqui
- Boleto: acesse aqui
- Assinatura pelo Paypal: acesse aqui
- Transferência bancária
Nova Sociedade
Banco Itaú
Agência – 0713
Conta Corrente – 24192-5
CNPJ: 58726829/0001-56 - Por favor, enviar o comprovante para o e-mail: assinaturas@websul.org.br
- Receba nossa newsletter semanal com o resumo da semana: acesse aqui
- Acompanhe nossas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram
WhatsApp
Telegram