A cadeia “enxuta” altamente otimizada de transporte, de produtores para consumidores entupiu nos Estados Unidos.
É uma das consequências dos dois choques causados pela pandemia nos padrões de consumo. No começo da pandemia, os pedidos caíram drasticamente, logo que as pessoas entraram em lockdown. Um segundo choque veio quando o consumo recuperou-se e subiu a níveis nunca antes alcançados.
O maior consumo não acontece nos serviços. O dinheiro foi, isso sim, para comprar coisas. Coisas produzidas longe dos EUA.
Qualquer sistema ‘enxuto’ de suprimentos sem reservas nem redundâncias quebrará sob tais impulsos. A cadeia de suprimentos tem muitos pontos críticos. Produtores asiáticos precisam de contêineres para embarcar seus bens. Os contêineres têm de chegar aos portos. Tem de haver navios de transporte e capacidade para carregá-los. O porto no local de recebimento tem de ter capacidade para descarregar os contêineres e armazená-los. Tem de haver também caminhões, além de trailers de contêineres. Os bens então vão para centros de distribuição, onde tem de haver capacidade para reembalá-los e mandá-los outra vez para fora. Os contêineres vazios têm de viajar de volta às respectivas origens, para novamente serem carregados.
Todos esses níveis exigem pessoal desejoso de trabalhar e habilitado para o serviço. Se um elemento da cadeia toca o máximo de sua capacidade e entope, outros pontos serão afetados. Enquanto isso, a demanda pelos bens continua forte. Mais bens continuam a chegar, e cada elemento do sistema que ainda tenha alguma reserva começa também a entupir.
A cadeia de suprimento da Ásia para os EUA alcançou esse ponto. Outras cadeias globais de suprimento também estão estressadas por efeitos colaterais da pandemia e também podem entupir completamente.
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No Porto de Los Angeles ainda estão sendo descarregadas fantasias de Halloween
Um grande problema são os portos dos Estados Unidos na costa oeste. Mesmo antes da pandemia, eles já eram os menos eficientes do mundo :
Em uma revisão de 351 portos de contêineres ao redor do mundo, Los Angeles foi classificada como 328, atrás de Dar es Salaam, da Tanzânia e do porto holandês do Alasca. O porto adjacente de Long Beach caiu ainda mais, em 333, atrás de Nemrut Bay da Turquia e de Mombasa do Quênia, disseram os grupos em seu Índice de Desempenho do Porto de Contêineres inaugural publicado em maio.
O número total de navios esperando para descarregar fora dos dois portos adjacentes atingiu um novo recorde de 100 em novembro de 2021. As compras de produtos importados pelos americanos saltaram para níveis que a infraestrutura da cadeia de suprimentos dos Estados Unidos não consegue lidar, causando atrasos nas entregas e confusão.
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Controle governamental, operações 24 horas por dia, 7 dias por semana e automação ajudam a tornar mais eficientes muitas portas fora dos EUA.
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Executivos portuários do sul da Califórnia estão persuadindo operadores de terminais, importadores, caminhoneiros, ferrovias, trabalhadores portuários e proprietários de depósitos a adotar operações 24 horas por dia, 7 dias por semana, em uma tentativa de limpar os entupimentos que têm feito backup de dezenas de navios offshore e atrasos nas entregas às lojas e centros de atendimento de comércio.
Descrevendo os problemas em todos os níveis do lado norte-americano da cadeia de abastecimento e distribuição, Ryan Johnson, um motorista de caminhão de 20 anos, explica porque trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana não vai ajudar e por que os problemas vão piorar.
Os motoristas de caminhão têm que dormir. Eles também precisam ganhar dinheiro. Eles são pagos pela carga, não pelo tempo que levam para carregá-la, conduzi-la de A para B e para descarregar. Se houver longas filas de horas para carregar e descarregar, o trabalho simplesmente não é lucrativo:
Então, quando os portos costeiros começaram a ficar congestionados na primavera passada devido aos impactos da COVID nos negócios em todos os lugares, os motoristas começaram a se recusar a aparecer. O congestionamento ficou tão forte que, em vez de poder fazer três cargas por dia, eles podiam fazer apenas uma. Eles tiveram um corte de 2/3 no pagamento e a maioria desses motoristas trabalhava 12 horas ou mais por dia. Embora as transportadoras estivessem cobrando taxas mais altas de remessa pandêmica, nenhum desses aumentos de taxas foi para os salários dos motoristas. Muitos motoristas simplesmente desistem. No entanto, embora a taxa de coleta de contêineres tenha diminuído drasticamente, eles ainda estavam sendo descarregados dos barcos. E só piorou.
Os EUA já tiveram um sistema de transporte bem regulado. Mas isso foi neoliberalizado por muito tempo .
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O sistema não se desobstruirá porque os incentivos estão totalmente errados. Os interessados em retirar os blocos são os compradores e vendedores de frete. Mas os proprietários de contêineres, portos e centros de distribuição e transportadoras de carga agora estão simplesmente aumentando seus preços para mercadorias priorizadas sem entregar mais capacidade. Eles ainda podem pedir penalidades para aqueles que têm contêineres presos em seu sistema. Eles se recusam a pagar mais por seus trabalhadores e motoristas e a contratar e qualificar outros.
Levará alguma iniciativa política forte, ou muito tempo, para reorganizar e desobstruir o sistema atual. A iniciativa política simplesmente não existe. O responsável pela gestão de Biden diz que não pode fazer nada :
O secretário de transportes dos EUA, Pete Buttigieg, previu que os problemas da cadeia de suprimentos que afetam várias indústrias no momento continuarão enquanto durar a pandemia do coronavírus.
Confrontado com os problemas da cadeia de suprimentos por Chris Wallace da Fox News — incluindo o fato de que as paralisações no porto de Los Angeles só pioraram depois que ele começou a operar 24 horas por dia, 7 dias por semana — Buttigieg só poderia dizer que as empresas devem esperar alívio dos problemas quando a pandemia termina, os problemas são resultados “diretos” da cepa do vírus no mundo.
“Fundamentalmente, depende dos produtores, transportadores e varejistas, e estamos fazendo tudo o que podemos para ajudá-los a transportar essas mercadorias pela infraestrutura que muitas vezes está desatualizada”, disse ele.
A atitude de “não posso fazer” de Buttigieg terá consequências políticas. A crise da cadeia de suprimentos continuará no próximo verão e outono. Discutindo a peça de Ryan Johnson, Yves Smith comenta :
A gravidade da crise da cadeia de abastecimento combinada com a quase certeza de que o único ator que poderia parcialmente (estressar parcialmente) limpar esse impasse são os federais. Eles têm a garantia de não fazer o suficiente, mesmo que entendam como as partes móveis se interconectam.
Portanto, agora é uma aposta segura que os democratas sofrerão uma eliminação no meio de mandato, mesmo que Biden tenha seus grandes projetos aprovados (algum estímulo!) e não haja aumento de Covid. O agravamento da escassez de suprimentos, principalmente de medicamentos e produtos básicos, fará com que a má imprensa sobre a crise dos reféns no Irã pareça inofensiva.
O índice de empregos do presidente Joe Biden já caiu para 42%.
A crise da cadeia de abastecimento levará a aumentos de preços e terá fortes efeitos inflacionários.
Os banqueiros centrais, que inundaram a economia com muito dinheiro, ainda precisam entender que o problema da cadeia de abastecimento é sistêmico e terá consequências de longo prazo:
Os principais banqueiros centrais do mundo reconheceram que a inflação, que disparou mais alto em muitas economias avançadas este ano, pode permanecer elevada por algum tempo — e que, embora eles ainda esperem que diminua à medida que as interrupções no fornecimento relacionadas à pandemia se acalmam, eles estão cuidadosamente observando para fazer. Certifique-se de que as altas pressões sobre os preços não se tornem mais permanentes.
Jerome H. Powell, presidente do Federal Reserve, em fala em um painel ao lado de Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu; Andrew Bailey, governador do Banco da Inglaterra; e Haruhiko Kuroda, chefe do Banco do Japão.
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“É frustrante reconhecer que vacinar as pessoas e controlar a Delta, 18 meses depois, ainda continua sendo a política econômica mais importante que temos”, disse Powell. “Também é frustrante ver os gargalos e os problemas da cadeia de suprimentos não melhorando – na verdade, na margem, aparentemente piorando um pouco. ”
“Vemos isso continuar no próximo ano, provavelmente, e segurar a inflação por mais tempo do que pensávamos”, disse Powell.
Powell e seus colegas ainda veem os efeitos inflacionários como transitórios e se recusaram a agir sobre eles. Mas a crise na cadeia de suprimentos não terá apenas efeitos temporários nos preços. Isso mostra que o sistema de transporte dos EUA é muito ‘enxuto’ e muito barato em sua configuração atual. Necessita de infraestrutura atualizada, pessoas mais bem pagas, incentivos certos e mais despedimentos. Tudo isso custará continuamente mais dinheiro e terá efeitos inflacionários de longo prazo.
Em um artigo (com acesso pago) do Financial Times, o economista Steven Roach alertou recentemente sobre essa complacência :
Os ecos de um período anterior e mais sombrio da história econômica estão ficando mais altos. Quando alertei no início de 2020 sobre uma estagflação ao estilo dos anos 1970, minhas preocupações estavam principalmente no lado da oferta. Hoje, um grande choque de oferta global está próximo: os preços da energia e dos alimentos estão subindo, as rotas de navegação estão congestionadas e a escassez de mão de obra é predominante.
Uma teoria popular é que interrupções no fornecimento e picos de preços são falhas transitórias relacionadas à pandemia que, em última instância, se autocurará. O aumento inflacionário do início dos anos 1970 também foi pressagiado por um foco em eventos transitórios: o embargo do petróleo da Opep e os distúrbios climáticos relacionados ao El Niño.
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Isso atraiu [os bancos centrais] para uma “armadilha de sequenciamento” — respondendo a surpresas, como a inflação, primeiro por meio de uma redução na compra de ativos e, em seguida, aumentando a taxa básica de juros em pequenos passos. No entanto, é provável que a demanda agregada seja muito menos sensível aos ajustes do balanço do banco central do que ao custo real do dinheiro, e as ações de política monetária têm uma longa defasagem. Isso é particularmente preocupante para o Fed, que adotou uma nova abordagem de “metas de inflação média”, projetada para atrasar as respostas de políticas para compensar as subidas iniciais da inflação.
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As aulas? É improvável que a inflação chegue ao pico em breve. O que parece transitório agora vai durar mais do que pensamos. E será necessário muito mais aperto monetário do que os mercados financeiros estão esperando para evitar a estagflação 2.0.
Roach não é o único que alerta para a estagnação econômica combinada com alta inflação. Em seus comentários na cúpula do G20, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, fez disso seu ponto principal . Ele enfatizou que as mudanças necessárias na política monetária devem ser acompanhadas de medidas sociais:
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No ano passado, as autoridades econômicas dos países membros do G20 e de muitos outros países decidiram aumentar significativamente seus déficits orçamentários no contexto da profunda crise causada pela pandemia, que permitiu o lançamento da recuperação econômica global. No entanto, essa medida extraordinária acompanhada de aquisições de títulos pelos bancos centrais deve ser limitada no tempo. Na verdade, isso é o que foi dito aqui antes.
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O estímulo excessivo resultou na falta de estabilidade geral, preços crescentes de ativos financeiros e bens em certos mercados como energia, alimentos, etc. Mais uma vez, déficits orçamentários significativos nas economias desenvolvidas são a principal causa desses desenvolvimentos. Com esses déficits persistindo, existe o risco de uma inflação global elevada a médio prazo, o que não só aumenta o risco de redução da atividade empresarial, mas reforça e agrava a desigualdade também hoje mencionada.
É por isso que é importante evitar o agravamento da estagflação e, em vez disso, fazer o que pode ser feito para normalizar as políticas orçamentárias e monetárias, melhorar a qualidade da gestão da demanda na economia e atualizar as prioridades econômicas – e priorizar principalmente a superação da desigualdade e o aumento do bem-estar público.
Impostos mais altos para os 1% mais ricos, que lucram mais durante a pandemia, podem corrigir os déficits orçamentários. Os bancos centrais podem então interromper as compras de títulos que financiaram os déficits e eliminaram os ricos.
Eles podem aumentar as taxas de juros para evitar a inflação antes que ela aumente ainda mais. Parte do dinheiro adicional arrecadado pelos estados deve ser distribuída às pessoas de baixa renda, mais afetadas pelo aumento dos preços básicos.
Embora isso possa parecer um plano razoável, uma coisa é garantida. Não haverá ação.
A atual falta de ação governamental para consertar os problemas da cadeia de abastecimento mostra que as coisas só vão mudar depois que um colapso total acontecer. Ainda não chegamos lá, mas agora está garantido que acontecerá.
Redação Moon of Alabama
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