Conteúdo da página
ToggleA pedido do presidente Nicolás Maduro, o governo venezuelano está enviando cilindros de oxigênio ao estado do Amazonas.
A informação foi confirmada pelo deputado federal José Ricardo (PT-AM) nas redes sociais.
Recebi agora a pouco uma ligação do Consulado da Venezuela no Brasil que comunica que está trazendo oxigênio para o estado do Amazonas. Conversei agora a pouco com o governador Wilson Lima que confirmou que o carregamento está chegando ao estado. Um alento à população
— Zé Ricardo (@ZeRicardoAM) January 15, 2021
O governador do estado, Wilson Lima (PSC), agradeceu ao governo venezuelano.
O povo do Amazonas agradece! https://t.co/mE1gc42tiW
— Wilson Lima (@wilsonlimaAM) January 15, 2021
Enquanto isso, o Itamaraty solicitou ao governo estadunidense ajuda para transportar cilindros de oxigênio.
De acordo com o governador Wilson Lima, o consumo de oxigênio aumentou cerca de 130% de abril de 2020, o primeiro pico da doença, para o dia 13 de janeiro de 2021.
Raphael Alves/Amazônia Real
Sem oxigênio, estado depende da ajuda de estados vizinhos; Mato Grosso anunciou que pode receber 120 pacientes de Manaus
Relatos de familiares de pacientes internados por covid-19 e profissionais da saúde em Manaus, na capital do Amazonas, indicam que a situação se agravou nas últimas horas devido à escassez de oxigênio.
Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas, Mário Vianna, em um vídeo publicado na internet, pacientes estão sendo mantidos vivos “pelo esforço dos profissionais médicos, enfermeiros e técnicos”.
“Uma situação terrível que nós temíamos e denunciamos. Nesse momento, faço um apelo a todas autoridades que se unam para que possamos de forma emergencial encontrar solução. Transportar oxigênio de outros estados em caráter de guerra é uma necessidade para salvar vidas”, afirmou nas redes.
Presidente do sindicato dos médicos relata falta de oxigênio em hospitais de Manaus pic.twitter.com/uaNTsk8dFP
— Portal do Holanda (@portaldoholanda) January 14, 2021
Toque de recolher
Diante dos acontecimentos das últimas horas, o governador Wilson Lima (PSC) decretou toque de recolher em Manaus, das 19h às 6h.
Segundo Lima, está ocorrendo “algo sem precedentes no Estado do Amazonas”, principalmente em relação à dificuldade para conseguir insumos e, mais especificamente, aquisição de oxigênio agora”.
De acordo com o boletim do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), divulgado às 18h desta quinta-feira (14), foram registrados 5.920 óbitos e 223.360 casos da doença no estado.
Na semana do dia 3 a 9 de janeiro, foram registrados 344 óbitos, sendo que na semana anterior, de 27 de dezembro a 2 de janeiro, foram contabilizadas 152 mortes.
A alta também pode ser observada no número de novos casos da doença. Entre 3 e 9 de janeiro foram 11.129 novas pessoas infectadas e, na semana anterior – 27 de dezembro a 2 de janeiro – foram 5.930. Menos que a metade.
Edição: Rogério Jordão
Veja também
——–
Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.
A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.
Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:
- Cartão de crédito no Catarse: acesse aqui
- Boleto: acesse aqui
- Assinatura pelo Paypal: acesse aqui
- Transferência bancária
Nova Sociedade
Banco Itaú
Agência – 0713
Conta Corrente – 24192-5
CNPJ: 58726829/0001-56
Por favor, enviar o comprovante para o e-mail: assinaturas@websul.org.br - Receba nossa newsletter semanal com o resumo da semana: acesse aqui
- Acompanhe nossas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram
WhatsApp
Telegram