Após as imagens das invasões bolsonaristas em Brasília circularem o mundo, diversos representantes políticos de outros países demonstraram solidariedade ao Brasil e apoio ao governo do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), incluindo o presidente norte-americano, Joe Biden.
Além do chefe da Casa Branca, pelo menos três deputados norte-americanos também se manifestaram. Para além do apoio ao governo de Lula, os deputados defenderam os EUA não permitam que Bolsonaro continue em Orlando, na Flórida, onde o ex-presidente está pelo menos desde o dia 30 de dezembro.
Em entrevista à emissora CNN, o deputado Joaquin Castro, membro do Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes nos EUA, defendeu a extradição de Bolsonaro.
“Ele é um homem perigoso e deveria ser mandado de volta ao seu país de origem, o Brasil”, afirmou Castro à CNN. “Os EUA não podem ser refúgio para esse líder autoritário que inspirou terrorismo doméstico no Brasil”, acrescentou.
O deputado também usou as redes sociais para apontar sua posição.
I stand with @LulaOficial and Brazil’s democratically elected government. Domestic terrorists and fascists cannot be allowed to use Trump’s playbook to undermine democracy.
Bolsonaro must not be given refuge in Florida, where he’s been hiding from accountability for his crimes. https://t.co/ywOCTMgRxM— Joaquin Castro (@JoaquinCastrotx) January 8, 2023
Estou com Lula e o governo democraticamente eleito do Brasil. Terroristas domésticos não podem ser deixados usar o manual de [Donald] Trump para ameaçar a democracia. Bolsonaro não pode ter refúgio na Flórida, onde está se escondendo da responsabilização por seus crimes.
Quem também foi às redes sociais para defender que Bolsonaro não continue na Flórida foi a deputada Ilhan Omar.
Two years ago our Capitol was attacked by fanatics, now we are watching it happen in Brazil.
Solidarity with Lula and the Brazilian people.
Democracies around the world must stand united to condemn this attack on democracy.
Bolsonaro should not be given refuge in Florida.— Ilhan Omar (@IlhanMN) January 8, 2023
Dois anos atrás, o Capitólio foi atacado por fanáticos, agora estamos vendo isso acontecer no Brasil. Solidariedade a Lula e ao povo brasileiro. Democracia ao redor do mundo precisam se manter unidas para condenar o ataque contra a democracia. Bolsonaro não deve ter refúgio na Flórida.
Além de Omar e Castro, a deputada Alexandria Ocasio-Cortez, também usou as redes sociais para divulgar sua posição. Assim como seus colegas, ela lembrou da invasão ao Capitólio e criticou a manutenção da estadia de Bolsonaro nos EUA.
Nearly 2 years to the day the US Capitol was attacked by fascists, we see fascist movements abroad attempt to do the same in Brazil.
We must stand in solidarity with @LulaOficial’s democratically elected government. ??
The US must cease granting refuge to Bolsonaro in Florida. https://t.co/rzsZl9jwZY— Alexandria Ocasio-Cortez (@AOC) January 8, 2023
Quase dois anos desde que o Capitólio dos EUA foi atacado por fascistas, vemos movimentos fascistas fora do país tentando fazer o mesmo no Brasil. Nós precisamos nos solidarizar com o governo democraticamente eleito de Lula. Os EUA devem parar de conceder refúgio a Bolsonaro na Flórida.
Redação | Sputnik Brasil
As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul
Assista na TV Diálogos do Sul
Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.
A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.
Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:
-
PIX CNPJ: 58.726.829/0001-56
- Cartão de crédito no Catarse: acesse aqui
- Boleto: acesse aqui
- Assinatura pelo Paypal: acesse aqui
- Transferência bancária
Nova Sociedade
Banco Itaú
Agência – 0713
Conta Corrente – 24192-5
CNPJ: 58726829/0001-56 - Por favor, enviar o comprovante para o e-mail: assinaturas@websul.org.br
- Receba nossa newsletter semanal com o resumo da semana: acesse aqui
- Acompanhe nossas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram
WhatsApp
Telegram
Foto: Alan Santos/PR