Pesquisar
Pesquisar

A FNCL nomeia novo diretor da EICTV

Revista Diálogos do Sul

Tradução:

Jeronimo Labrada.
Jeronimo Labrada.

Em reunião ordinária do Conselho Diretor ampliado da Fundação do Novo Cinema Latino-Americano (FNCL) realizada entre os dias 16 e 18 de julho de 2013, o cineasta cubano Jerónimo Labrada foi nomeado diretor em exercício da EICTV – Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños. Jerónimo Labrada, destacado cineasta e engenheiro de som de uma grande quantidade de filmes significativos do cinema cubano e latino-americano é professor fundador da Escola e foi durante vários anos vice-diretor acadêmico e chefe da Cátedra de Som.

Em encontro celebrado com a imprensa na sede da FNCL, onde estiveram presentes os membros do Conselho Superior da FNCL, Osvaldo Daicich (Argentina), Verónica Córdoba (Bolívia), Manuel Pérez Paredes (Cuba), Nora de Izcue (Peru) e Alquimia Peña (Cuba),
bem como Jerónimo Labrada (Cuba), foram comentados os programas docentes da Escola e suas perspectivas para o próximo curso acadêmico entre outros temas. No encontro também foi divulgada uma declaração oficial que compartilhamos com nossos leitores:

FORTE APOSTA À FORMAÇÃO CINEMATOGRÁFICA DA ESCOLA
INTERNACIONAL DE CINEMA E TELEVISÃO DE SAN ANTONIO DE LOS BAÑOS

Em um emocionante ato realizado no passado dia 15 de julho na Escola Internacional de Cinema e Televisão (EICTV) de San Antonio de los Baños, Cuba, 34 novos cineastas celebraram sua graduação. Esse 22º grupo de formandos do curso regular eleva a 810 o número de cineastas formado pela Escola durante seus 27 anos de existência. 87 por cento dos graduados são da América Latina, do Caribe, da África e da Ásia e os 13% restantes de outros países do mundo.

Este êxito alcançado pela EICTV é celebrado em meio à inquietação gerada pela investigação fiscal de um conjunto de irregularidades que não repercutiram na vida acadêmica da Escola e que oportunamente foram detalhadas por Fernando Rojas, vice-ministro de Cultura de Cuba, em entrevista concedida ao meio digital La Jiribilla. Conforme suas declarações, a investigação foi focalizada na área administrativa subordinada ao Ministério de Cultura.

A partir do gesto do diretor geral, Rafael Rosal Paz, colocando a disposição seu cargo para facilitar o bom funcionamento da Instituição, a Fundação do Novo Cinema Latino-Americano
(FNCL) confirmou como seu substituto em exercício o vice-diretor acadêmico  Jerónimo Labrada, prestigioso engenheiro de som cubano e docente fundador, que assume a continuidade deste projeto reconhecido como referencia internacional de formação audiovisual.

As instâncias que acompanham a EICTV com apoio técnico e financeiro são a FNCL, o Ministério de Cultura de Cuba, o Instituto Cubano de Arte e Industria Cinematográficos (ICAIC), juntamente com um grupo de governos e organizações internacionais. Todas essas instâncias constatam uma vez mais a força deste projeto, sua vitalidade e o impacto de seus resultados na transformação do panorama audiovisual da região.

Centenas de graduados no curso regular realizam filmes, fundam instituições, estabelecem empresas e redes audiovisuais que têm contribuído para dinamizar as indústrias audiovisuais de cada um de seus países. Essa atividade tem modificado o espaço audiovisual e, portanto, requer uma nova análise, na Fundação e na Escola, das formas e objetivos que devem ser aplicados hoje, 27 anos depois de sua criação.

Por esse motivo, foi postergado por um ano o ingresso de novos alunos, com a finalidade de ter um espaço para refletir e elaborar propostas adequadas aos novos desafios. Continuam vigentes os cursos dos alunos de 2º e 3º anos, assim como as oficinas internacionais e os cursos de Altos Estudos.

Havendo superado esse incidente que consideramos que foi distorcido ou exagerado por alguns meios de informação, a EICTV se encaminha para o novo ano letivo que se inicia em setembro, quando mais de oitenta estudantes continuarão se beneficiando de uma formação acadêmica de excelência, o que tem levado esta instituição a ser reconhecida como uma das mais prestigiosas escolas de cinema do mundo.

Havana, 19 de julho de 2013.


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.

Revista Diálogos do Sul

LEIA tAMBÉM

Com Trump, EUA vão retomar política de pressão máxima contra Cuba, diz analista político
Com Trump, EUA vão retomar política de "pressão máxima" contra Cuba, diz analista político
Grande mídia omite ligação entre sanções dos EUA e crise energética em Cuba
Grande mídia omite ligação entre sanções dos EUA e crise energética em Cuba
Apagão em Cuba - bloqueio dos EUA é principal responsável por colapso do sistema elétrico
Apagão em Cuba: bloqueio dos EUA é principal responsável por colapso do sistema elétrico
Haiti-Despedida-de-los-que-estudiaran-en-Cuba-1
Exemplo de cooperação Sul-Sul: estudantes e médicos do Haiti viajam à Cuba para especialização