Pesquisar
Pesquisar

A indispensável voz do jornalismo libertário em mais de meio século de censura e repressão

Os jornais “A Lanterna” e “A Plebe”, articulados por anarquistas, criticaram duramente o autoritarismo dos governos
Carlos Russo Jr
Espaço Literário Marcel Proust
São Paulo (SP)

Tradução:

A gestão de Artur Bernardes à frente do Governo Federal foi marcada por uma permanente instabilidade política, crise econômica, revoltas dos trabalhadores e de parcela das forças armadas. Representante do agronegócio governou o país sobre estado de sítio, em detrimento dos direitos e das liberdades individuais.

Bernardes criou o Departamento de Ordem Política e Social em 1924, cujo objetivo era censurar e reprimir movimentos políticos e sociais contrários ao regime no poder. Como  DEOPS, este órgão repressor se manterá ativo até a redemocratização do Brasil, em 1983.

No entanto, é graças a seus arquivos que pudemos não somente reconstruir a intolerância e a repressão que foi a tônica do século passado, mas também a resistência de intelectuais, de trabalhadores e de estudantes às injustiças sociais e à repressão política.
 

Leia também

Paulo Cannabrava: jornalismo contra o pensamento único

E parcela importante de seu acervo são dezenas de milhares de exemplares de jornais apreendidos!

Nosso ensaio falará especificamente de dois Jornais Alternativos, que sobreviveram durante meio século, entre os anos 1901 e 1951, graças ao denodo de homens que enfrentaram a pobreza, a cadeia e a tortura e que não podem ser esquecidos.

Os jornais “A Lanterna” e “A Plebe”, articulados por anarquistas, criticaram duramente o autoritarismo dos governos

Jornal Opção / Montagem reprodução
Edgar Leuenroth

“A Lanterna”

Surgiu em janeiro de 1901 como um porta-voz das ligas anarquistas e anticlericais do Estado de São Paulo. Dirigido pelo abnegado Benjamin Mota, teve uma tiragem inicial de 10 000 exemplares, um projeto gráfico primoroso impresso em quatro páginas! Seu primeiro editorial lançava a questão: “Somos apenas um punhado de homens? Que importa, amanhã seremos legiões, quando todos os que sabem o quanto o clericalismo é prejudicial ao Brasil, quanto o jesuitismo é nefasto, quanto o beatismo empobrece os povos, quanto o falso cristianismo é lesivo ao nosso povo, e decidirem engrossar nossas fileiras.”

Em 1904, quando falece Benjamin, “A Lanterna” estava em seu número 63. Em 1909, entretanto, o jovem intelectual Edgar Leuenroth assume a liderança e o jornal volta a ser editado e a circular como semanário, que em 1916 atingirá o impressionante número de 293 edições. 

“A Lanterna” retrata de forma humorística e ilustrada a atuação da Igreja Católica sempre atrelada aos poderes públicos, “um atraso em nossa vida política, anestesiando as mentes de nossos trabalhadores.” Defendia que a Igreja tinha que ser mantida ao largo do ensino. “Padre na sua Igreja, Professor, na escola”! Este era seu lema!

“A Lanterna”, em princípios de 1912, denunciou os crimes sexuais cometidos pelo padre Faustino Consoni, acusado de assassinar uma criança recém-chegada ao Orfanato São Cristóvão, após tê-la violentado sexualmente. O “caso Idalina” como ficou conhecido à época acabou desencadeando manifestações populares organizadas pelos anarquistas contra a Igreja Católica. Durante as manifestações Leuenroth foi preso, e posteriormente liberto graças às ações do escritor e advogado Evaristo de Morais, um dos grandes nomes da defesa da causa operária nos tribunais da época. O padre Faustino Consoni jamais foi nem ao menos interrogado pela polícia e, no futuro, exerceria a função de reitor da Igreja e Colégio de Santo Antônio.

Em 13 de outubro de 1912, “A Lanterna” publicou um número especial dedicado ao fuzilamento do modernista espanhol Francisco Ferrer, ocorrido três anos antes. Novo êxito de tiragem, com segunda e terceira edição de 10 000 jornais. Neste mesmo número, o artista plástico e intelectual, Oiticica, assume-se como anarquista.

Lima Barreto era colaborador do jornal; sendo um entusiasta da Revolução Soviética de 1917, sob o pseudônimo de Dr. Bogoloff, declara a suas esperanças por um mundo melhor. 

Em fins de 1917 “A Lanterna” é substituída por um novo jornal, “A Plebe”, sob a batuta do incansável Edgar Leuenroth, que assumira a secretaria do “Comitê de Defesa Proletária”.

De todo modo, “A Lanterna” retornaria por mais dois anos a ser editada, no período de 1933 a 1935, num total de 43 exemplares, sob a batuta do mesmo Leuenroth. Nesse período o jornal criou tipos que se tornaram populares e imortais como: “Frei Bisbilhoteiro”, “O Papa Óstia” e “O Lambe Altar”. 

A edição de julho de 1933 tinha por título: “Quando os povos civilizados limpam suas casas atiram o lixo para o Brasil”. A charge era uma barcaça cheia de padres, santos, anjinhos barrocos que eufóricos diziam: “O Brasil! Eis nosso paraíso”! “Aqui tudo vale!”

No bojo da repressão que antecede o Estado Novo, o DEOPS fichou como responsáveis pelo jornal os subversivos: Edgar Leuenroth, o livre pensador Garronski e a “professora liberal” Luíza Camargo Branco.

“A Plebe”

Fundada pelos mesmos responsáveis de “A Lanterna”, “A Plebe” foi o jornal anarquista e anticlerical que sobreviveu de 1917 a 1951. Ao seu conselho editorial juntaram-se dois intelectuais de primeira grandeza: Felippe Mota e Pedro Mota. Entre seus principais colaboradores ilustres estavam Astrogildo Pereira, José Oiticica e Lima Barreto.

“A Plebe” foi, por muito tempo, considerado o jornal independente e libertário mais importante do Estado de São Paulo.

Lançado no contexto da Primeira Guerra Mundial e da desestabilização dos salários e da vida dos trabalhadores posicionava-se em seu primeiro número como “um órgão dedicado à luta dos trabalhadores contra a opressão e a miséria no Brasil”. Seu papel era a defesa dos princípios anarquistas e a organização dos trabalhadores e sindicatos.

Edgard Leuenroth como liderança das greves de 1917 e “cabecilha” do jornal, foi novamente preso sob a acusação de comandar o saque ao Moinho Santista. A polícia invadiu “A Plebe”, e o jornal foi empastelado. Com a prisão de Leuenroth, o anarquista Florentino de Carvalho manteve a publicação quase que solitariamente fazendo uso de vários pseudônimos.

O auge de circulação do jornal foi alcançado em 1919, quando passou a ter periodicidade diária. Era vendido em todas as bancas de jornais e revistas e, ao assumir assinaturas semestrais e anuais, trouxe uma enorme inovação jornalística!

Proibido pelo “estado de sítio” de Arthur Bernardes, em 1924, torna a circular em 1927. Na retomada jornalística, estampa a denúncia do degredo dos operários presos em 1924 em Clevelândia, dos maus tratos recebidos e dos cinco assassinatos perpetrados sob tortura no cárcere.

Leia também

O papel da mídia no Golpe de 64

Em 1927,  Leuenroth representando “A Plebe”, foi novamente preso ao discursar para uma multidão de operários em homenagem a Sacco e Vanzetti no Largo da Concórdia.

Em 1932, a promulgação da “Lei Celerada” levou a um novo fechamento do jornal. Liberado em 1934, posiciona-se já claramente contra Getúlio Vargas e os representantes do nazi-fascismo no Brasil, “incubadores da reação, da guerra e da tirania”.

A Plebe ainda organiza encontros e conferências; a cada exemplar proibido pela polícia, surgia um clandestino que era distribuído por operários e sindicatos não pelegos. Em janeiro de 1935, organiza no Parque do Jabaquara um “piquenique cívico”, ao qual acorreram mais de duas mil famílias com suas crianças.

Sobre o mesmo tema

Prensa Latina: Agência criada por Fidel para fazer frente às mentiras da mídia completa 60 anos

O jornal foi novamente proibido em 1935, com o “estado de sítio” promulgado pelo Governo Vargas e somente voltaria às ruas em 1947, com Edgard Leuenroth à cabeça, associado a Liberto Lemes e Lucca Gabriel.

Nesse período volta a inovar em matéria jornalística. Publica resenhas e análises de livros que auxiliassem no processo de conscientização política da intelectualidade e formação cultural dos trabalhadores e abre a entrega dos mesmos por reembolso postal nos Correios.

Suas ilustrações, sempre realizadas por artesãos operários, constituem um enorme acervo disponível para pesquisas e publicações.

“A estética deve acompanhar a notícia” dizia o imortal Edgar Leuenroth.

*Carlos Russo Jr é crítico literário e colaborador da Diálogos do Sul

Nota: Notável por sua boa disposição e jovialidade, sempre organizado, diligente e combativo, Leurenroth faleceu em 1968, aos 87 anos, após se descobrir portador de câncer hepático. Antes de falecer, enviou um abraço aos estudantes do mundo, que desde Paris se sublevavam.

Veja também


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.
Carlos Russo Jr Carlos Russo Jr., coordenador e editor do Espaço Literário Marcel Proust, é ensaísta e escritor. Pertence à geração de 1968, quando cursou pela primeira vez a Universidade de São Paulo. Mestre em Humanidades, com Monografia sobre “Helenismo e Religiosidade Grega”, foi discípulo de Jean-Pierre Vernant.

LEIA tAMBÉM

vintage-historic-photos-of-the-battle-of-berlin-1945-bw-10
A batalha de Berlim e a rendição nazista: entrevista com um combatente
Paris
Da Porte de la Villette à Bastille: uma jornada pela cultura e modernidade de Paris
Questão-racial-Brasil (1)
Lima Barreto, 13 de maio e a questão racial no Brasil
ASTROJILDOPEREIRA-MGLIMA-2023-OK
O marxismo de Astrojildo Pereira, fundador do Partido Comunista do Brasil (PCB)