Pesquisar
Pesquisar

Aberta as inscrições para o Prêmio Casa de las Américas

Revista Diálogos do Sul

Tradução:

 

Já são 59 edições. Estamos nos preparando para a 60ª

16388494_790482304432064_102043914_oNa manhã de segunda-feira, 8 de janeiro, foram divulgadas em Havana e em Cienfuegos detalhes sobre a 59ª edição do Prêmio Literário Casa de las Américas que será realizada de 15 a 25 de janeiro.
Segundo informou Jorge Fornet, diretor do Centro de Investigações Literárias e codiretor da revista Casa de las Américas, o cantor e autor cubano Silvio Rodríguez terá a seu cargo as palavras de instalação do júri no dia 15 de janeiro às 11h00 na sala Che Guevara.
A proposta de que fosse este “poeta singular” e não um escritor surgiu por ocasião da celebração neste ano das cinco décadas que reuniu, em 18 de fevereiro de 1968, na Casa, os três pilares fundadores do que mais tarde se denominou o Movimento da Nova Trova: Silvio, Pablo Milanés e Noel Nicola.
Para esta edição foram convocados três dos gêneros fixos desde a primeira celebração do Prêmio em 1960 (teatro, conto e ensaio), y também literatura brasileira, literatura caribenha em inglês ou creole e prêmio de estudos sobre a mulher, estes últimos nascidos décadas depois da primeira edição.
Com a presença dos jurados, entre eles sociólogos, acadêmicos, teatrólogos, narradores, críticos, jornalistas, procedentes de Porto Rico, Bolívia, Argentina, Espanha-Equador, Colômbia, Peru, Estados Unidos, Brasil, Trinidad/Tobago, Granada, Chile e Cuba, o Prêmio inclui em seu programa a apresentação dos livros ganhadores do ano passado, bem como as revistas Anais do Caribe, Conjunto e Casa de las Américas em Cienfuegos (sábado 20, 11h00 na Livraria Dionisio San Román) e em Havana (terça-feira 23, 18h00, Casa de las Américas). Igualmente em Cienfuegos, província que compartilha a sede do Prêmio há mais de uma década, está prevista a apresentação teatral de Zona, espetáculo do Teatro de La Fortaleza, dirigido por Atilio Caballero, no sábado dia 20, às 20h00, na Sala Teatro a Cuestas. De volta a Havana, do dia 22 até o dia 24 acontecerão várias palestras com a participação dos jurados. No dia 22, às 18h00, será inaugurada a mostra: Pioneiros da arte digital, na Coleção Arte de Nossa América, que expõe mestres que impulsionaram esta prática no continente desde os anos 1960 e 1970. No dia 25 às 17h00 terá lugar a entrega dos prêmios correspondentes a 2018.
Informou-se também, que no dia 24 às 18h00 será o ato de entrega oficial do Prêmio Unesco-UNAM Jaime Torres Bodet. A cerimônia, para convidados, contará com a presença de importantes personalidades desse organismo.  Mais adiante, a Casa e a Comissão Cubana da Unesco oferecerão detalhes à imprensa sobre este transcendental ato para a história da instituição cubana.
Jurados
Conto
Marta Aponte Alsina (Porto Rico)
Rodrigo Hasbún (Bolívia)
Ariel Urquiza (Argentina)
Daniel Díaz Mantilla (Cuba)
 
Teatro
Olga Cosentino (Argentina)
Charo Francés (Espanha-Equador)
Diego Sánchez (Colômbia)
María Teresa Zúñiga (Peru)
Alexis Díaz de Villegas (Cuba)
 
Ensaio de tema artístico-literário
Myrna García Calderón (Porto Rico)
Saúl Sosnowski (Argentina)
Luciano Casitllo (Cuba)
 
Literatura brasileira
Mário Magalhães (Brasil)
Cristian Santos (Brasil)
Candace Slater (Estados Unidos)
 
Literatura caribenha em inglês ou creole
Elizabeth Nunez (Trinidad/Tobago)
Jacob Ross (Granada)
Emilio Jorge Rodríguez (Cuba)
 
Premio de estudos sobre a mulher
Natalia Cisterna (Chile)
Marta Núñez Sarmiento (Cuba)
Roxana Pineda (Cuba)
 
Programa
Segunda 15
11h00
Constituição do Júri
Palavras de inauguração a cargo de Silvio Rodríguez.
Sala Che Guevara
Sábado 20
11h00
Apresentação dos livros ganhadores do Premio Casa de las Américas 2017 e das revistas Casa de las Américas, Conjunto e Anais do Caribe.
Livraria Dionisio San Román, Cienfuegos
20h00
Apresentação de Zona, obra com dramaturgia e direção de Atilio Caballero doTeatro de La Fortaleza.
Sala Teatro a Cuestas, Cienfuegos
Segunda 22
15h00
Criação literária, circulação editorial e tradução no Caribe. Diálogo com Elizabeth Nunez (Trinidad e Tobago), Jacob Ross (Granada) e Emilio Jorge Rodríguez (Cuba).
Apresentação de Anais do Caribe
Sala Manuel Galich
16h30
Páginas salvadas ou quais eu levaria para a ilha deserta. Participam os narradores Marta Aponte Alsina (Porto Rico), Rodrigo Hasbún (Bolívia), Ariel Urquiza (Argentina) e Daniel Díaz Mantilla (Cuba).
Sala Manuel Galich
18h00
Inauguração da exposição Pioneiros da Arte Digital na Coleção Arte de Nossa América.
Galeria Latino-americana
Terça 23
15h00
Fora do Cânon: o outro lado da literatura brasileira. Roda de conversa com Mário Magalhães (Brasil), Cristian Santos (Brasil) e Candace Slater (Estados Unidos). Sala Manuel Galich
16h30.
A experiência crítica. Apresentação de Diálogo com Natalia Cisterna Jara (Chile), Myrna García Calderón (Porto Rico), Saúl Sosnowski (Argentina), e Luciano Castillo (Cuba).
Sala Manuel Galich
18h00
Lançamento do número 285 da revista Casa de las Américas e dos livros ganhadores do Prêmio Casa de las Américas 2017: Incendiamos las yeguas en la madrugada, de Ernesto Carrión (novela, Equador); Esto es un disco de vinilo donde hay canciones rusas para escuchar en inglés y viceversa, de Reynaldo García Blanco (poesia, Cuba); América pintoresca y otros relatos ecfrásticos de América Latina, de Pedro Agudelo Rondón (ensaio de tema histórico-social, Colômbia); Lloverá siempre, de Liliana Villanueva (literatura de testemunho, Argentina); Otros cantos, de Maria Valéria Rezende (literatura brasileira, novela); Una suave, tierna línea de montañas azules, de Emilio Jorge Rodríguez (Prêmio de estudos sobre a presença negra na América e no Caribe contemporâneos, Cuba), assim como o Prêmio de poesia José Lezama Lima: Mística del tabernario, de Raúl Vallejo (Equador), e o Prêmio de narrativa José María Arguedas: Tríptico de la infamia, de Pablo Montoya (Colômbia).
Sala Che Guevara
Quarta 24
15h30
Teatro do real e do social: América Latina, 2018.
Com Olga Cosentino (Argentina), Charo Francés (Espanha-Equador), Diego Sánchez (Colômbia), María Teresa Zúñiga (Peru), Alexis Díaz de Villegas (Cuba) e Roxana Pineda (Cuba).
Lançamento do número 185 de Conjunto.
Sala Manuel Galich
18h00
Entrega à Casa de las Américas do Prêmio UNESCO/ UNAM Jaime Torres Bodet (para convidados).
Sala Che Guevara
Quinta 25
19h00
Entrega dos Prêmios Casa de las Américas 2018.
Sala Che Guevara
 
 
 
 


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.
Revista Diálogos do Sul

LEIA tAMBÉM

19 pontos que comprovam os sucessos de Cuba em direitos humanos nos últimos 5 anos
O que querem Almagro e a OEA em Cuba às vésperas das eleições?
Centenário de Pérez Prado: “!Que rico suena el mambo!”
Meu encontro com o Che