Pesquisar
Pesquisar

Direito ao aborto nos EUA: Corpo da mulher é e tem sido um antigo campo de batalha

Fim do direito se soma ao doutrinamento religioso nas escolas e ao afrouxamento do porte de armas, delineando giro histórico para um fascismo solapado
Carolina Vásquez Araya
Diálogos do Sul
Cidade da Guatemala

Tradução:

“O problema da mulher sempre foi um problema de homens”
Simone de Beauvoir.

Recentemente, três decisões da Corte Suprema estadunidense delinearam a rota de um retrocesso radical em questão de direitos, mas também a constatação de uma postura reiteradamente contraditória quanto à defesa da vida e da liberdade.

A derrogação do direito ao aborto, ao eliminar a histórica decisão Roe vs Wade, de 1973, a qual consagrava esta opção como um direito constitucional, deixa milhões de mulheres estadunidenses desprotegidas e sujeitas a enfrentar sérios riscos para sua saúde, mas sobretudo expostas como objeto de controle político sob a pobre escusa do direito à vida.

Assista na TV Diálogos do Sul

Esta decisão da Corte constitui outra das formas de violação dos corpos das mulheres, semelhantes às perpetradas em qualquer cenário bélico e, para mais ironia, com os mesmos propósitos. 

A segunda decisão da Suprema Corte vem ratificar o cinismo dos grupos de extrema direita neste país, ao anular as restrições sobre a tendência de armas na via pública no Estado de Nova York. Ou seja, enquanto por um lado se restringem os direitos das mulheres, por outro se relaxam as normas de um dos direitos constitucionais mais perigosos para a vida humana.

E a terceira decisão vem confirmar uma vez mais a dupla moral das altas instâncias jurídicas – reflexo, claro está, de toda uma tradição de fundamentalismo – abrindo a porta para subsidiar com fundos do Estado o doutrinamento religioso nas escolas, o qual contraria a tradicional separação entre Igreja e Estado. 

Fim do direito se soma ao doutrinamento religioso nas escolas e ao afrouxamento do porte de armas, delineando giro histórico para um fascismo solapado

Lorie Shaull – Flickr

Quanto impacto teria a plena liberdade das mulheres em um sistema capaz de reconhecer seus talentos e seus valores?

Como espelho deste regresso a um marco normativo que vulnera gravemente direitos já consagrados, se estabelece de modo agressivo um retorno às práticas restritivas para grupos específicos da sociedade – mulheres e infância – desbaratando de golpe um labor de largo alento que custou muitas vidas.

A violência implícita nestas decisões delineia um giro histórico para um fascismo solapado, vestido de moral. Toda decisão dirigida a eliminar direitos já conquistados a um grupo específico da sociedade é uma prática imoral e carente de verdadeira sustentação jurídica, uma vez que representa um ato de discriminação.

No apagar das luzes, Iván Duque atenta contra despenalização do aborto na Colômbia

O corpo das mulheres é e tem sido sempre um antigo campo de batalha. Destruí-lo fisicamente – ou destruir sua essência – equivale a aniquilar uma parte fundamental do tecido social. É por isso que a luta por direitos das mulheres se mantém sempre vigente: porque jamais estarão garantidos enquanto existam sob um sistema patriarcal, de dominação econômica e política, onde seu lugar não tem sustentação sólida. Esta é uma realidade em qualquer sociedade, não importa quão elevado seja seu nível de desenvolvimento. 

O discurso pró vida, institucionalizado com fervor por governos cujos líderes amparam os crimes de guerra sob a bandeira de interesses corporativos, choca de frente com iniciativas destinadas a pôr um cepo contra a segurança, a vida e a liberdade de mais da metade de sua população.

A intromissão das doutrinas religiosas nesta mostra escandalosa de cinismo e abuso, inclusive em países cujos textos constitucionais estabelecem uma divisão estrita de seus espaços de intervenção, deixa muito claro quanto impacto teria a plena liberdade das mulheres em um sistema capaz de reconhecer seus talentos e seus valores. Este é ainda um tema pendente. 

A plena liberdade para a mulher é um tema pendente em todas as sociedades.

Carolina Vásquez Araya é colaboradora da Diálogos do Sul, na Cidade da Guatemala.
Tradução de Beatriz Cannabrava.


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na TV Diálogos do Sul


Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:

  • PIX CNPJ: 58.726.829/0001-56 

  • Cartão de crédito no Catarse: acesse aqui
  • Boletoacesse aqui
  • Assinatura pelo Paypalacesse aqui
  • Transferência bancária
    Nova Sociedade
    Banco Itaú
    Agência – 0713
    Conta Corrente – 24192-5
    CNPJ: 58726829/0001-56

       Por favor, enviar o comprovante para o e-mail: assinaturas@websul.org.br 


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Carolina Vásquez Araya Jornalista e editora com mais de 30 anos de experiência. Tem como temas centrais de suas reflexões cultura e educação, direitos humanos, justiça, meio ambiente, mulheres e infância

LEIA tAMBÉM

Javier_Milei_and_Santiago_Abascal_(cropped)
Superávit de Milei é ilusionismo contábil: a verdade sobre a economia Argentina
Laura Richardson - Peru
Rio Amazonas em risco: o que se sabe sobre laboratórios biológicos dos EUA no Peru
José Carlos Mariátegui
94 anos sem Mariátegui, fonte eterna para entender as cicatrizes do Peru e da América Latina
Equador_Noboa_plebiscito 2
Plebiscito no Equador: povo rechaça modelo "ultraliberal" proposto por Noboa