Pesquisar
Pesquisar

Brasil e Cuba acordam fortalecer cooperação na esfera turística

Revista Diálogos do Sul

Tradução:

Os ministros de Turismo do Brasil e de Cuba, Gastão Dias Vieira e Manuel Marrero
Os ministros de Turismo do Brasil e de Cuba, Gastão Dias Vieira e Manuel Marrero

Os ministros de Turismo do Brasil, Gastão Dias Vieira, e de Cuba, Manuel Marrero, assinaram um memorando de entendimento que estabelece o interesse em explorar os caminhos para incrementar o fluxo de turistas entre os dois países, bem como examinar as possibilidades de investimentos na denominada indústria sem chaminé.

Depois da assinatura do documento Marrero destacou as possibilidades de ampliação das viagens de cidadãos do Brasil para a ilha caribenha, a partir do restabelecimento dos voos diretos entre La Habana e São Paulo pela Cubana de Aviación.

Exaltou as semelhanças entre os cubanos e brasileiro pelo caráter alegra, cultura e hospitalidade e manifestou otimismo com relação ao incremento das viagens de turismo. Vamos realizar uma intensa campanha de promoção, capacitar dirigentes e agentes de viagem para que os cidadãos brasileiros conheçam Cuba, suas praias, suas confortáveis instalações e diversas modalidades de turismo, disse.

Restabelecido os voos diretos

O ministro cubano de Turismo, Manuel Marrero, chegou a São Paulo em um avião da Cubana de Aviación inaugurando os voos diretos entre São Paulo e La Habana, otimista com o potencial de crescente movimentação de turistas brasileiros para a maior das Antilhas.

O IL 96-300 da Cubana retornou de seu primeiro voo com 119 turistas e a partir desse momento haverá um voo semanal direto de ida e volta para Cuba.

Havanatur abre escritório em São Paulo

O grupo internacional de operadores de turismo e agências de viagem Havanatur abriu um escritório na capital de São Paulo com o propósito de incrementar o turismo entre os dois países. A inauguração contou com a presença do ministro de Turismo Manuel Marrero, da vice ministra Xiomara Martínez e dos presidentes das cadeias de hotéis Gran Caribe, Cubanacán e Gaviota.

O vice presidente de Havanatur, Leonel Luis Guilloit acredita que com esta conexão semanal sem escala oferecida pela Cubana de Aviación, mas os atrativos pacotes turísticos de Havanatur incrementarão o número de visitas de brasileiros aos diferentes destinos da ilha caribenha. Acrescentou que se prepara para oferecer pacotes através da internet o que barateará os custos.

Em 2012 visitaram Cuba 16 mil turistas brasileiros e as perpsctivas são de que essa cifra se duplique este ano.

Marrero anunciou que as Associações Brasileiras de operadores de Turismo (Braztoa) e de Agências de Viagens (ABAV) acordaram realizar seus respectivos congressos em La Habana, o que abre oportunidade para que conheçam as variadas ofertas cubanas.

Ao referir-se aos encontros com operadores de turismo, empresários e agentes de viagem de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, disse que o nível de participação foi alto, “superaram as expectativas”.

Antes de concluir sua visita o ministro cubano dialogou com o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo, Flávio Dino, responsável pela implementação da Política Nacional de Turismo em questões de promoção, mercado e apoio à comercialização de destinos e produtos no mercado internacional.


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.
Revista Diálogos do Sul

LEIA tAMBÉM

Cuba
EUA tiram Cuba de lista sobre terrorismo: decisão é positiva, mas não anula sanções
19 pontos que comprovam os sucessos de Cuba em direitos humanos nos últimos 5 anos
O que querem Almagro e a OEA em Cuba às vésperas das eleições?
Centenário de Pérez Prado: “!Que rico suena el mambo!”