Muitos de nós estamos acompanhando atentos o processo eleitoral dos Estados Unidos. A provável derrota de Donald Trump lá tem para nós um sabor especial porque é, ainda que simbolicamente, uma derrota para Jair Bolsonaro aqui.
É um processo importante, sem dúvida, porque vai pautar a geopolítica mundial pelos próximos quatro anos.
Mas estão acontecendo outras coisas que são tão importantes ou mais do que as eleições nos Estados Unidos. A América Latina está em chamas, convulsionada por protestos sociais que estão questionando, tentando pôr abaixo a ordem neoliberal que foi imposta — pelos Estados Unidos — à revelia de nosso povo.
Montagem Diálogos do Sul
Protestos na Colômbia e no Chile, respectivamente
No Chile, há um ano, grandes protestos populares pediam o fim do governo de Sebastián Piñera. Conseguiram convocar uma assembleia constituinte exclusiva para acabar de vez com a Constituição herdada da ditadura de Augusto Pinochet.
Na Colômbia, líderes sociais estão sendo assassinados sem que medidas efetivas sejam tomadas pelo governo. Isso tem gerado uma revolta profunda na sociedade. O que temos visto no país são protestos, marchas e paralisações nacionais contra o governo de Iván Duque.
O que há em comum entre esses dois casos e o que eles apontam para o Brasil? Para descobrir, a Diálogos do Sul conversou com a historiadora Joana Salém, que aborda o processo que culminou na aprovação de uma Assembleia Constituinte exclusiva no Chile, e com o professor colombiano Hector Mondragon, que assessorou, por mais de 20 anos, associações indígenas e camponesas na Colômbia.
Confira:
Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.
A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.
Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:
- Cartão de crédito no Catarse: acesse aqui
- Boleto: acesse aqui
- Assinatura pelo Paypal: acesse aqui
- Transferência bancária
Agência – 0713
Conta Corrente – 24192-5
CNPJ: 58726829/0001-56 - Receba nossa newsletter semanal com o resumo da semana: acesse aqui
- Acompanhe nossas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram
WhatsApp
Telegram