Pesquisar
Pesquisar

Contra censura, Instituto Augusto Boal relança espetáculo Feira de Opinião

Sérgio Mamberti, Fernanda Montenegro e Gregório Duvivier são alguns dos grandes nomes da cultura que fazem parte do novo espetáculo
Mariane Barbosa
Diálogos do Sul
São Paulo (SP)

Tradução:

Em 1968, um grupo de dramaturgos de São Paulo, cansados de ter seus textos sempre censurados (o que infelizmente era comum no período pós-golpe)  montaram um espetáculo, uma “obra coletiva”, chamada Feira Paulista de Opinião, produzida pelo Teatro de Arena, com direção de Augusto Boal.

A exibição, que se tornaria histórica, uniu a classe teatral paulista e a carioca na luta contra as ações autoritárias da censura e teve a participação de grandes nomes da cultura, como Plínio Marcos, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gianfrancesco Guarnieri, entre outros, com todos respondendo a uma mesma pergunta: “Que pensa você do Brasil de hoje?”

As respostas, que surgiam no palco em forma de teatro, música, artes plásticas e toda forma de expressão, se unificaram em um propósito comum não só de resistência ao militarismo da época, mas também compreensão crítica de um período tão cruel para a classe artística.

Como a Editora Expressão Popular, há quem diga que, com raras exceções, “o espetáculo não foi compreendido em sua capacidade notável de articular passado e futuro das experiências dramatúrgicas do período”, mas que a Feira sempre procurou fazer com que o espetáculo “vazasse” para além da sala de apresentações. Algo marcante para um período sem redes sociais, não?

Sérgio Mamberti, Fernanda Montenegro e Gregório Duvivier são alguns dos grandes nomes da cultura que fazem parte do novo espetáculo

Instituto Augusto Boal
Em 2020, em pleno pandemônio, o Instituto Augusto Boal convocou autores e compositores para realizarem uma nova edição da Feira.

Em 2020, em pleno pandemônio, o Instituto Augusto Boal convocou autores e compositores para realizarem uma nova edição da Feira, respondendo à mesma pergunta. Você pode conhecer as respostas por meio do canal do Instituto Augusto Boal no YouTube.

Desta nova Feira, participam as dramaturgas Claudia Barral, Claudia Schapira, Michelle Ferreira e os dramaturgos Marcos Barbosa, Sérgio Roveri e Newton Moreno. Além de atores como Guida Vianna, Sara Antunes, Helena Albergaria, Tânia Farias, Danilo Grangheia, Silvero Pereira e Gregório Duvivier.

O espetáculo também trouxe participações especiais dos grupos Companhia do Latão, de São Paulo e Grupo Galpão, de Belo Horizonte, dos compositores Zeca Baleiro e Paulinho Tô e dos ilustres Sérgio Mamberti, Fernanda Montenegro e Lauro César Muniz, que falam sobre a Feira Paulista de Opinião de 1968.

Confira os vídeos sobre o espetáculo:


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Veja também

 


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Mariane Barbosa

LEIA tAMBÉM

Frei Betto
Frei Betto | Precisamos rever ideias, abrir espaço às novas gerações e reinventar o futuro
Racismo_Mídia
Racismo e mídia hegemônica: combater problema exige mais que “imagens fortes” nas redes
José Carlos Mariátegui
94 anos sem Mariátegui, fonte eterna para entender as cicatrizes do Peru e da América Latina
Gaza-mídia2
Geopolítica, mídia hegemônica e ignorância: por uma política de comunicação verdadeiramente plural