Pesquisar
Pesquisar

Diálogos do Sul vai te ajudar a pensar a cidade. Chega de promessas e fraudes eleitorais

No próximo ano, cidadãos de todo o país vão eleger prefeitos e vereadores. Vamos trazer argumentos para exigir dos políticos compromisso com aquilo que é bom para sua cidade

Redação Diálogos do Sul
Diálogos do Sul Global
São Paulo (SP)

Tradução:

Fique ligado. Reúna sua família, seus vizinhos, a Associação de Bairro e vamos, juntos, desenhar uma cidade inclusiva, mais humana. Não deixe que os oportunistas pensem por você o que é bom para o seu município, que é o lugar onde você vive, trabalha, sofre e se diverte.

Segundo o Calendário Eleitoral, no ano que vem haverá eleições municipais em todo o país. Temos tempo, portanto, para começar a pensar a Cidade em que nós vivemos. Temos que encarar a eleição municipal como de máxima importância. É ali, no município, no bairro, na rua em que você vive que as coisas essenciais a uma boa qualidade de vida acontecem.

O neoliberalismo, ou seja, o sistema financeiro que vem promovendo a desindustrialização, mais a ocupação dos centros de decisão por grandes empresas do setor imobiliário e do transporte, roubaram da cidadania o direito de participar das decisões e até o direito de curtir sua cidade, transformada, em sua maioria em problema, em dor de cabeça para os moradores.

No próximo ano, cidadãos de todo o país vão eleger prefeitos e vereadores. Vamos trazer argumentos para exigir dos políticos compromisso com aquilo que é bom para sua cidade

Valter Campanato/Agência Brasil
Vamos fazer dessas eleições um exemplo de como elas devem ser: livres, soberanas, sem manipulação, com propostas programáticas

Na Nossa América, o índice de população urbana ultrapassa 70%, chegando a mais de 90% na Argentina, em alguns Estados Brasileiros, e capitais como Lima, Caracas, etc, com favelas e cortiços, callampas, villas e conventillos…

Como a má qualidade de vida virou um problema mundial, a ONU tem realizado Assembleias Especializadas para debater os problemas urbanos e do desenvolvimento. As Metas do Milênio, que deveriam ter liquidado a pobreza no mundo até 2010 foi um fracasso total. O neoliberalismo hegemônico aumentou a miséria humana em todo o planeta. 600 milhões de famintos abaixo do nível de pobreza.

A resposta ao fracasso foi a aprovação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. No marco desses lineamentos estratégicos uma Nova Agenda Urbana, foi aprovada pela III Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável, conhecida como Habitat III. 

A intenção da Revista Diálogos do Sul, é informar os resultados das discussões no âmbito da ONU e nos Legislativos dos países de Nossa América. Mostrar que há caminhos para que sua cidade possa ter um desenvolvimento sustentável. Queremos dar a você argumentos para exigir dos políticos da sua região um compromisso com aquilo que você quer e sabe que é bom para o município.

Chega de Fraude Eleitoral! Vamos fazer dessas eleições um exemplo de como elas devem ser: livres, soberanas, sem manipulação, com propostas programáticas.

Veja também


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul Global.

LEIA tAMBÉM

Apoiadores de maio agradecemos por estarem com a Diálogos do Sul Global (1)
Apoiadores de maio: sua contribuição fortalece a missão da Diálogos do Sul Global
Paulo Cannabrava Filho 89 anos de resistência, amor e luta pela democracia na América Latina (2)
Paulo Cannabrava Filho: 89 anos de resistência, amor e luta pela democracia na América Latina
Sem vergonha, mas com pesar, preciso dizer que erramos - editorial (3)
Editorial | Sem vergonha, mas com pesar, preciso dizer que erramos
As mais lidas de 2024 na Diálogos do Sul Global (1)
As 10 mais lidas de 2024 na Diálogos do Sul Global