Pesquisar
Pesquisar

“População brasileira está empobrecendo cada vez mais, o que é assustador”

Em sua coluna semanal na TV Diálogos do Sul, o professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Cláudio di Mauro critica situação econômica do país
Mariane Barbosa
Diálogos do Sul
São Paulo (SP)

Tradução:

Em sua última visita à capital paulista, o professor de geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Cláudio di Mauro levou para casa uma reflexão sobre a quantidade imensa de desabrigados no centro de São Paulo.

Em vídeo para a TV Diálogos do Sul, o professor avaliou a situação desesperadora em que vivem hoje mulheres, homens e crianças: “a população brasileira está empobrecendo cada vez mais, isso é assustador. E o pior é que não se percebe através dos governantes que, ainda que tenhamos uma visão capitalista, dividida em classes, precisamos ser uma sociedade civil-organizada e capaz de lutar”.

Em sua coluna semanal na TV Diálogos do Sul, o professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Cláudio di Mauro critica situação econômica do país

Reprodução
"Ainda que não se mude o sistema, que tenhamos condições de permitir que o sofrimento humano seja menor.”

Di Mauro explica que é através da sociedade civil que temos a garantia de direitos sociais fundamentais. “Quando não temos uma sociedade civil organizada e lutando, as desigualdades sociais, que embora sejam inerentes ao sistema capitalista, ficam impossíveis de serem enfrentadas.”

“É indispensável que a sociedade brasileira se organize, participe dos movimentos sociais ativamente para não permitir que as perdas dos direitos tragam consequências tão desastrosas”, diz o professor. “Que nós possamos integrar cada vez mais as forças democráticas do nosso país. Ainda que não se mude o sistema, que tenhamos condições de permitir que o sofrimento humano seja menor.”

Confira o vídeo completo em nosso canal do YouTube:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Mariane Barbosa

LEIA tAMBÉM

Antony Blinken - Joe Biden
Mais uma vez, EUA omitem os próprios crimes em informe sobre Direitos Humanos no mundo
Racismo_Mídia
Racismo e mídia hegemônica: combater problema exige mais que “imagens fortes” nas redes
Jorge-Glas_Daniel-Noboa (3)
Glas pede socorro a Brasil, México e Colômbia, e Noboa alega que países "cooperam com crime"
Gaza_Israel
Israel destrói terras agrícolas em Gaza e no Líbano para tornar áreas inabitáveis