Pesquisar
Pesquisar

Mesmo com "testemunhas e provas suficientes", tribunal uruguaio liberta coronel acusado de torturar e matar durante ditadura

Para o promotor especial para crimes contra a humanidade, Ricardo Perciballe, os indícios são suficientes para prender Eduardo Ferro pelo assassinato de Oscar Tassino em 1977
Redação Prensa Latina
Prensa Latina
Montevidéu

Tradução:

O Tribunal de Apelações do Uruguai passou hoje por um exame crítico para a libertação de um torturador da ditadura (1973-1985) e um reiterado desrespeito por crimes contra a humanidade.

A Promotoria de Direitos Humanos apresentou um recurso de extensão no qual pediu uma pulseira eletrônica para o coronel extraditado aposentado Eduardo Ferro e uma proibição de se aproximar de suas vítimas, o que o tribunal rejeitou.

Em vez disso, ela deferiu anteriormente o pedido da defesa do ex-repressor, apesar dos avisos de perigo de fuga, como fez em 2017, quando ele escapou para a Espanha após escapar várias vezes da intimação para comparecer perante o sistema judicial.

Para o promotor especial para crimes contra a humanidade, Ricardo Perciballe, há testemunhas e provas suficientes para acusar Ferro pelo assassinato sob tortura do comunista Oscar Tassino em 1977 e outras violações e desaparecimentos de prisioneiros durante a ditadura.

Para o promotor especial para crimes contra a humanidade, Ricardo Perciballe, os indícios são suficientes para prender Eduardo Ferro pelo assassinato de Oscar Tassino em 1977

Prensa Latina
O coronel aposentado Eduardo Ferro foi extraditado pela Espanha.

Descumprimento das normas internacionais

A diretora da Instituição Nacional de Direitos Humanos, Mariana Mota, disse ao jornal La Diaria que “você não encontrará neste tribunal uma sentença que cumpra as normas internacionais sobre crimes contra a humanidade”.

Ela citou como exemplo o caso do assassinato do preso Vladimir Roslik em 1984 no Batalhão de Infantaria Nove, que foi fechado em 1987 e que, quando seus parentes pediram ao tribunal para reabri-lo em 2014 com novos elementos acusatórios, ela respondeu que era res judicata e deixou os responsáveis militares impunes.

Leia também
Militares uruguaios planejam aprovar lei de anistia a repressores de vítimas da ditadura

Ele também lembrou sua recusa em reabrir o caso do assassinato em um centro de detenção militar do jovem lutador Tupamaro Roberto Gomensoro, cujo corpo foi jogado em um rio, e o seqüestro e desaparecimento da nora do poeta argentino Juan Gelman.

Memória Diálogos do Sul
Minhas lembranças de Juan Gelman

A Associação Uruguaia Mães e Parentes de Uruguaios Detidos e Desaparecidos condenou em uma declaração a última decisão do tribunal de apelação e advertiu sobre outra possível fuga do torturador.

Por sua vez, o grupo de presos políticos Crysol salientou que ao libertar Ferro, que estava em prisão preventiva, a Corte criticada mais uma vez impediu o avanço da causa da verdade e da justiça.

Prensa Latina, especial para Diálogos do Sul — Direitos reservados.


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na Tv Diálogos do Sul

 

   

Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Redação Prensa Latina

LEIA tAMBÉM

Racismo_Mídia
Racismo e mídia hegemônica: combater problema exige mais que “imagens fortes” nas redes
Jorge-Glas_Daniel-Noboa (3)
Glas pede socorro a Brasil, México e Colômbia, e Noboa alega que países "cooperam com crime"
Gaza_Israel
Israel destrói terras agrícolas em Gaza e no Líbano para tornar áreas inabitáveis
Jorge_Glas_Colombia
Equador: Noboa veta direitos de Glas e tribunal mantém prisão mesmo admitindo violações