Pesquisar
Pesquisar

Governo Biden apresenta ação contra Texas por lei antiaborto: “Não toleraremos violência”

Nova legislação proíbe a interrupção voluntária da gravidez após seis semanas de gestação, sem exceções para casos de estupro ou incesto
Mariane Barbosa
Diálogos do Sul
São Paulo (SP)

Tradução:

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos apresentou, nesta quinta-feira (9), uma ação contra o estado do Texas por sua nova legislação, que proíbe a interrupção voluntária da gravidez, sem exceções para casos de estupro ou incesto.

A porta-voz do governo de Joe Biden, Jen Psaki, se manifestou contra a legislação restritiva que proíbe o aborto além das seis semanas (um mês e meio) de gestação, período em que muitas mulheres nem mesmo descobriram que estão grávidas. Em outros locais onde é descriminalizada, a janela de tempo é estendida para 12 semanas.

O procurador-geral dos Estados Unidos, Merrick Garland, garantiu que seu gabinete está estudando todas as opções para responder à lei texana de “proteger os direitos constitucionais das mulheres e outras pessoas, incluindo o aborto”, legalizados pelo Supremo Tribunal Federal em 1973.

Nova legislação proíbe a interrupção voluntária da gravidez após seis semanas de gestação, sem exceções para casos de estupro ou incesto

White House
Estados Unidos apresentou ação contra estado do Texas que proíbe lei do aborto seguro.

Para isso, a Administração democrata recorreu à Lei de Liberdade de Acesso às Entradas em Clínicas (ou FACE, na sigla em inglês), que proíbe qualquer forma de violência que coíba o direito ao aborto e veda o uso da força ou ameaça para intimidar pessoas que busquem uma clínica onde o aborto seja praticado.

Sobre o tema:
Retrocesso: Texas aprova lei anti-aborto e oferece 10 mil dólares a quem delatar mulheres

“Não toleraremos nenhum tipo de violência, impedimento físico ou dano material contra as pessoas que procuram ou oferecem serviços anticoncepcionais”, expressa.

A vice-presidente Kamala Harris também se manifestou ao assinalar que “a nova legislação aprovada no Texas, assinada pelo governador (republicano) Greg Abbott, é uma das mais restritivas do país”.

* Com informações de La Red 21, Estado de Minas e El País


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na Tv Diálogos do Sul

 

   

Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Mariane Barbosa

LEIA tAMBÉM

Antony Blinken - Joe Biden
Mais uma vez, EUA omitem os próprios crimes em informe sobre Direitos Humanos no mundo
Racismo_Mídia
Racismo e mídia hegemônica: combater problema exige mais que “imagens fortes” nas redes
Jorge-Glas_Daniel-Noboa (3)
Glas pede socorro a Brasil, México e Colômbia, e Noboa alega que países "cooperam com crime"
Gaza_Israel
Israel destrói terras agrícolas em Gaza e no Líbano para tornar áreas inabitáveis