Pesquisar
Pesquisar

Inflação nas alturas é resultado do neoliberalismo e vai ficar na vida dos brasileiros por muito tempo

A possível retomada das políticas de austeridade em economias altamente endividadas deverá ter um papel explosivo e com alto contágio sistêmico
Carlos Eduardo Martins
Diálogos do Sul
Rio de Janeiro (RJ)

Tradução:

Era absolutamente evidente que os programas keynesianos de estímulo da demanda em condições de restrição da oferta, determinados pela exaustão do padrão de acumulação centrado na globalização neoliberal e pelo surgimento da pandemia, desatariam uma espiral inflacionária no mundo.  

A escassez diante das políticas de gastos públicos indica a incapacidade do setor privado atender às expectativas da demanda para a geração de produtos, serviços e empregos. A crise do trabalho é a crise do trabalho assalariado, e antes de mais nada, a crise do capital. 

Renda Cidadã: os miseráveis não cabem no teto dos gastos públicos de Paulo Guedes

A expressiva inflação vinculada à pontual  recuperação da economia mundial que estamos vivenciando, indica a presença de um acúmulo de problemas estruturais de ordem financeira, produtiva, política, social e ecológicos que sinalizam, para além de limites ao crescimento sustentado, a provável entrada em um período longo recessivo ou de baixíssimo crescimento. 

A possível retomada das políticas de austeridade em economias altamente endividadas deverá ter um papel explosivo e com alto contágio sistêmico

Autonomia Literária
A possível retomada das politicas de austeridade em economias altamente endividadas deverá ter um papel explosivo e com alto contágio sistêm

A possível retomada das políticas de austeridade em economias altamente endividadas deverá ter um papel explosivo e com alto contágio sistêmico.  Os temas da desigualdade e da intervenção estatal se tornarão centrais e terão que levar a esquerda não apenas além do neoliberalismo, mas também do keynesianismo, pois o aumento da dívida pública não produzirá efeitos desejados quando o capital restringe seu vínculo com o setor produtivo  e nem poderá acomodar contradições quando seus estoques são tão altos. 

A esquerda deverá propor um padrão de desenvolvimento que traga como eixos fundamentais o combate à desigualdade, o Estado como promotor de investimentos, a democracia política e social, e o equilíbrio ecossistêmico.

Carlos Eduardo Martins


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na Tv Diálogos do Sul

 

   

Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Carlos Eduardo Martins

LEIA tAMBÉM

Desigualdade_FMI_Banco-Mundial
Em Washington, Brasil adverte: FMI e BM seguem privilegiando EUA e outros países poderosos
EUA_taxar_mais_ricos_Biden
Biden não cumpre promessa de taxar mais ricos e EUA perdem US$ 690 bi em 3 anos
Margaret Thatcher - neoliberalismo
Afinal, o que é neoliberalismo?
Bilderberg
Bilderberg: o clube secreto de magnatas que gerencia a desordem mundial